Prefeitura do RJ altera calendário e suspende repescagem na vacinação

A Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) publicou um novo calendário de vacinação, e o novo cronograma conta com uma novidade. De agora em diante, o prefeito, Eduardo Paes, decidiu não incluir datas voltadas à repescagem por idade no esquema semanal.

Prefeitura do RJ altera calendário e suspende repescagem na vacinação
Prefeitura do RJ altera calendário e suspende repescagem na vacinação. (Imagem: Sérgio Lima/Poder 360)

A decisão foi tomada em virtude da atitude de alguns cariocas, que têm optado por atrasar o esquema vacinal previsto pela administração municipal na tentativa de escolher qual vacina contra a Covid-19 deseja tomar.

Portanto, a estratégia do município é a de acabar com este tipo de comportamento que pode ser responsável por atrasar o calendário de vacinação.

O calendário de vacinação do Rio de Janeiro esta semana contempla adultos sem comorbidades com idade igual ou superior a 37 anos. A imunização será gradativa, até a repescagem somente para adultos com deficiência na próxima sexta-feira, e sábado, 16 e 17, respectivamente. 

No meio da semana, mais precisamente na próxima quinta-feira, 15, as grávidas e puérperas podem procurar um dos postos de vacinação da cidade para serem vacinadas. Este novo calendário de imunização foi divulgado junto ao 27º Boletim Epidemiológico do Rio de Janeiro na última sexta-feira, 9. 

Na oportunidade, a Prefeitura do Rio de Janeiro declarou que a decisão de agilizar o calendário de vacinação foi o motivo pelo qual a repescagem para o público geral não foi priorizada, pelo menos, nesta semana.

“Esse é um padrão que estamos utilizando na secretaria, a gente aumenta a frequência de repescagem no final de cada grupo então muito provavelmente no final do grupo dos 30 a gente também deve ter repescagem”, concluiu.

Aparentemente, as atitudes tomadas pela administração municipal do Rio de Janeiro têm surtido efeito, pois, o município bateu dois novos recordes.

O primeiro se refere à quantidade de pessoas vacinadas em apenas um dia, e o segundo consiste na imunização de mais de 50% da população da capital carioca, pelo menos, com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. 

Outro fator relevante é o registro de 629 pacientes internados pela Covid-19, o menor número desde o mês de abril de 2020. Para a presidente regional da Sociedade Brasileira de Infectologia, Tânia Vergara, esta margem de internação é vista como um avanço no combate à doença na cidade.

Porém, ressalta que ainda assim é extremamente importante que as pessoas continuem se cuidando e se preservando, sobretudo com o uso de máscara facial, álcool em gel e o distanciamento social. Pois apenas 18,2% dos cariocas já completaram o esquema vacinal com as duas doses do imunizante.

Tânia ressaltou que apesar de a vacinação contra a Covid-19 ser uma conquista honrosa e bastante aguardada, apenas a primeira dose não é o suficiente para imunizar totalmente o cidadão. Até mesmo ambas as doses não têm se mostrado eficazes em alguns casos de pessoas que foram infectadas mesmo depois de tomar as duas doses da vacina contra a Covid-19. 

“Claro, com a vacinação, os casos são menos graves e há menos óbitos. Mas a pandemia ainda está aí. É só ver o que está acontecendo em países onde a vacinação está avançada, como Israel e Inglaterra. Nesse contexto, temos que levar em conta ainda as novas variantes”, completou. 

Calendário de vacinação RJ

  • Segunda-feira, 12: 39 anos – mulheres;
  • Terça-feira, 13: 39 anos – homens;
  • Quarta-feira, 14: 38 anos – mulheres;
  • Quinta-feira, 15: 38 anos – homens;
  • Sexta-feira, 16: 37 anos – mulheres;
  • Sábado, 17: 37 anos – homens.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.