Prefeitura do Rio abre 300 vagas de emprego para Jovem Aprendiz

A Prefeitura do Rio de Janeiro abriu 300 vagas de emprego para Jovem Aprendiz, para jovens de 16 a 24 anos e moradores da região. Além da oportunidade do primeiro emprego, os aprendizes aprenderão sobre algumas habilidades específicas utilizadas no mercado de trabalho.

Prefeitura do Rio abre 300 vagas de emprego para Jovem Aprendiz
Prefeitura do Rio abre 300 vagas de emprego para Jovem Aprendiz (Imagem: Reprodução Portal FDR)

Emprega JUV

O fruto de uma parceria entre a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) e o Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET) rende o ciclo formativo de orientação e capacitação sobre o mercado de trabalho do programa Emprega Juv.

O Emprega Juv foi criado para jovens de 16 a 24 anos e moradores da cidade do Rio de Janeiro/RJ que estão em busca do seu primeiro emprego, como Jovem Aprendiz.

Apenas nessa primeira edição serão contratados 300 aprendizes, onde eles contarão com aulas de habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Como: comunicação, cultura digital, pensamento criativo, cooperação e empatia.

Conforme o secretário da pasta, Salvino Oliveira, explicou:

“Estamos fazendo um movimento forte de empregabilidade da juventude carioca. Primeiro vamos capacitá-los com o ciclo formativo e depois a ideia é encaminhar eles para o Programa Jovem Aprendiz, atendendo a demanda das empresas que necessitam cumprir as cotas estabelecidas por lei.”

As inscrições ficam abertas até o dia 18 de julho. Os interessados podem candidatar-se no site da programa.

Quem pode participar?

Confira os requisitos necessários para participar do programa:

  • Jovens entre 16 a 24 anos;
  • Residir na cidade do Rio de Janeiro;
  • Estar matriculado na rede de ensino municipal ou ter concluído o Ensino Médio;
  • Estar desempregado nos últimos seis meses e não estar recebendo seguro-desemprego;
  • Possuir renda familiar per capita menor que meio salário mínimo.

Sobre o programa

O projeto será 100% on-line. Ele terá duração de dois meses, divididos em 8 módulos. As aulas serão semanais, sendo abordada uma disciplina por vez, com dois encontro de 2h de duração cada um.

No projeto final os alunos terão 3 encontros, com 2h de duração, onde eles terão a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprenderam ao longo da capacitação.

Ao término do curso os alunos ganharão um certificado emitido pelo ISBET em parceria com a JUVRio.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!