Taxa do ENEM não vence no último dia de inscrição; saiba até quando pagar

Milhões de estudantes pelo Brasil se preparam um ano inteiro para a prova do ENEM, ficando horas estudando para conseguir sua vaga no ensino superior. Agora o Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para a prova de 2021.

Taxa do ENEM não vence no último dia de inscrição; saiba até quando pagar
Taxa do ENEM não vence no último dia de inscrição; saiba até quando pagar (Foto: FDR)

A taxa é de R$ 85 e as inscrições vão até 14 de julho. O pagamento deve ser realizado até 19 de julho, e para quem solicitou a isenção os pedidos foram até 25 de maio. Caso o estudante não conclua os procedimentos terá sua inscrição cancelada automaticamente.

Como se inscrever no ENEM?

Para realizar a inscrição é necessário acessar a Página do Participante com o seu CPF. Informar o endereço, e dados do estudante. Também é necessário ter login no portal Gov.br. Caso não tenha, o cadastro é criado na hora.

No portal o estudante será guiado por uma assistente virtual para ajudá-lo a preencher as informações. O MEC espera que a inscrição seja rápida e segura.

A primeira parte da prova será realizada no domingo dia 21 de novembro nas versões digital e impressa. Serão 90 questões com 45 perguntas sobre linguagens, 45 questões de ciências humanas e a redação.

Na segunda parte da prova será no dia 28 de novembro também em um domingo com 90 questões com 45 sobre matemática e 45 de ciências da natureza.

Vale lembrar para o estudante que os portões abrem ao meio-dia e fecha às 13 horas.

É recomendado que o inscrito chegue com antecedência no local. No primeiro domingo o tempo é de  cinco horas e meia para responder as provas, fazer a redação e preencher o gabarito. No segundo domingo a duração é de cinco horas.

O que precisa levar no dia para realizar a prova?

  • Documento com foto original como RG e CNH. Não pode cópia ou documento sem foto;
  • Caneta esferográfica preta transparente;
  • Cartão de confirmação de inscrição;
  • Declaração de Comparecimento Enem impressa para assinatura do coordenador local (caso precise do documento).

O ENEM 2021 é a principal prova para o ingresso do aluno para o ensino superior. Ficar calmo e tranquilo no dia da realização da prova pode ajudar o aluno a conseguir responder as questões e fazer redação.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!