Liberada prova de vida do INSS domiciliar para grupo exclusivo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) criou um novo procedimento para a realização da prova de vida na residência dos beneficiários para quem tem 80 anos ou mais. Nova medida ajuda e possibilita realização de procedimento para cidadãos com locomoção limitada.

Liberada prova de vida do INSS domiciliar para grupo exclusivo
Liberada prova de vida do INSS domiciliar para grupo exclusivo (Imagem: Shutterstock)

A nova Portaria 1.321 foi publicada no Diário Oficial da União no dia 5 de julho e também é válida para pessoas deficientes que possuem dificuldade de locomoção para ir a uma agência, onde recebem o benefício.

Para isso os beneficiários precisam ter laudo médico que possa comprovar e justificar a limitação.

Esse atestado médico deve ser emitido por um médico e precisa ser apresentado nos mesmos modelos de documentos exigidos. É obrigatório que seja anexado para comprovação de limitação de locomoção em sua forma original.

A portaria  visa favorecer beneficiários que não possuem algum representante legal que possa realizar através de procuração e “por meio de pesquisa externa” possibilitar a comprovação da vida.

Podendo ser realizada pela Central 135, pelo aplicativo de celular Meu INSS sem a necessidade de um representante, ou o beneficiário no local da Agência da Previdência Social (APS)

A medida destaca que o requerente tem responsabilidade por fornecer corretamente os seus dados para que o beneficiário possa ser identificado para que o representante do INSS possa fazer a efetivação da prova de vida.

Até junho não foi possível fazer o procedimento devido a pandemia do novo coronavírus. O INSS suspendeu a prova de vida para evitar a propagação e também da aglomeração nas agências.

Mesmo com os números da pandemia atualmente, o instituto solicitou a abertura do procedimento, porém com novos cuidados para pessoas acima de 80 anos, com problemas de locomoção. Assim como medidas de proteção nas agências físicas pelo país.

Se os beneficiários, pensionistas e outros casos tenham dúvidas de como fazer a prova de vida. O INSS tem canais de contato direto para informações.

Para isso, só entrar em contato pela Central 135, no aplicativo Meu INSS e no site meu.inss.gov.br para conseguir retirar dúvidas frequentes dos cidadãos.

Como fazer a prova de vida online?

Primeiro, é preciso fazer o download do aplicativo “Meu INSS” e “Meu gov.br”, que  estão disponíveis para Android e iOS.

Logo depois é só tirar uma foto do rosto com a câmera frontal do aparelho celular.

Tenha em mãos a CNH ou título de eleitor para informar a data de emissão do respectivo documento que decidir usar no ato da comprovação da identidade.