- O INSS divulgou um novo calendário para realizar a prova de vida;
- A prova de vida é uma comprovação confirmando que o segurado está vivo;
- Essa prova deve ser feita anualmente.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou um novo calendário para a realização da prova de vida para os aposentados, pensionistas e outros beneficiários. Antes o prazo era em maio ou junho de 2021. Agora foi alterado para janeiro do próximo ano. Quem não realizar a prova terá seu benefício suspenso.
O INSS tem cerca de 36 milhões de beneficiários e que devem todo ano realizar a prova de vida para continuar a receber pagamentos. A comprovação voltou a ser obrigatória desde junho. Anteriormente foi suspensa devido aos problemas da pandemia no país.
O grupo poderá fazer um novo cadastro entre janeiro e agosto de 2022. Para o outro grupo que ainda não fez o procedimento tem vencimento entre março de 2020 e abril de 2021, nada mudou.
Calendário da prova de vida do INSS
Quando a prova de vida vencer | Novo prazo |
Até abril de 2020 | Junho de 2021 |
Maio e junho de 2020 | Julho de 2021 |
Julho e agosto de 2020 | Agosto de 2021 |
Setembro e outubro de 2020 | Setembro de 2021 |
Novembro e dezembro de 2020 | Outubro de 2021 |
Janeiro e fevereiro de 2021 | Novembro de 2021 |
Março e abril de 2021 | Dezembro de 2021 |
Maio e junho de 2021 | Janeiro de 2022 |
Julho e agosto de 2021 | Fevereiro de 2022 |
Setembro e outubro de 2021 | Março de 2022 |
Novembro e dezembro de 2021 | Abril de 2022 |
Janeiro e fevereiro de 2022 | Maio de 2022 |
Março e abril de 2022 | Junho de 2022 |
Maio e junho de 2022 | Julho de 2022 |
Julho de 2022 | Agosto de 2022 |
Prova de vida no banco
A maioria dos beneficiários devem fazer a prova de vida em agências bancárias, onde há o saque de pagamentos para poder realizar o procedimento.
“É importante lembrar que as pessoas com mais de 80 anos e com dificuldade de locomoção não precisam ir até o banco. Nesses casos, o próprio beneficiário, ou um familiar, pode pedir o serviço de prova de vida domiciliar”, comenta o diretor de benefícios do INSS, José Carlos de Oliveira
A prova de vida é prevista em lei e devem fazer os aposentados, pensionistas e quem recebem outros benefícios. Para impedir fraudes, crimes ou pagamentos incorretos.
A prova ocorre uma vez ao ano com datas para cada grupo de beneficiários com seus respectivos vencimentos. Os beneficiários devem comprovar a vida no local onde receberam o pagamento.
Como fazer a prova de vida?
É possível fazer a prova de vida por biometria facial no Meu INSS, um aplicativo no celular. Porém é avisado no próprio programa se é possível ou não, porque foi criado essa exceção exclusivamente para pessoas que não conseguem se locomover para uma agência por causa da idade, deficiência ou qualquer impossibilidade de ir para o local.
Para agendamento, deve ser realizado pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O beneficiário deve ficar atento pelo aplicativo e pelo telefone e verificar a documentação necessária para o procedimento.
É importante que os documentos estejam em mãos para não impossibilitar a operação. Para qualquer dúvida entrar em contato pelo telefone ou no site: www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/tira-duvidas-sobre-a-prova-de-vida-do-inss.
Perdi o prazo e agora?
Para quem perdeu o prazo da prova de vida, terá o pagamento suspenso e terá um prazo de até seis meses após a suspensão. O beneficiário deve comparecer ao banco onde recebe para fazer a comprovação de vida.
É possível fazer pelo Meu INSS caso tenha biometria cadastrada no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Se passar dos seis meses, o benefício será desativado e o beneficiário terá que reativar no INSS que, avaliará em um prazo determinado que pode ser cerca de 72 horas. Caso haja dúvidas entre em contato com o INSS e seus canais de atendimento como na Central 135 ou Meu INSS.
A pandemia no Brasil impediu os beneficiários de realizar a prova de vida e o INSS suspendeu o procedimento para não fazer o cidadão se locomover até a uma agência e causar aglomeração no local.
Na maioria das agências é possível realizar pelo caixa eletrônico que possibilita os cidadãos fazerem a prova de forma rápida e segura.
Cuidado com golpes
O INSS informa que não entra em contato direto com o beneficiário para pedir qualquer tipo de informação como dados pessoais e fotos.
Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com os canais de atendimento oficiais no atendimento remoto como a assistente virtual (chatbot Helô), disponível no site (gov.br/meuinss) e aplicativo do Meu INSS.
E também no telefone 135 que funciona que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).