Marca de veículos lança simulador para saber qual combustível é mais vantajoso

Praticamente todo motorista já chegou em um posto para abastecer e ficou com aquela dúvida clássica: etanol ou gasolina? Se você possuí um carro Volkswagen, acaba de ganhar uma maneira de resolver esse dilema. A marca criou uma calculadora que identifica qual combustível é mais vantajoso no momento, tanto a respeito do preço como ecologicamente.

Marca de veículos lança simulador para saber qual combustível é mais vantajoso
Marca de veículos lança simulador para saber qual combustível é mais vantajoso (Imagem: Tomaz Silva/Agencia Brasil)

A questão ecologia é possível pois a tecnologia consegue quantificar a emissão de poluentes, CO2 (dióxido de carbono), de cada veículo.

Para que o consumidor saiba qual combustível escolher é necessário somente preencher os respetivos preços do litro de cada combustível e o app vai revelar o resultado na mesma hora. 

A calculadora possui um algoritmo diferente para cada versão de cada modelo. Com veículos com características diferentes como carroceria, motor, transmissão.

A tecnologia consegue identificar cada um, como por exemplo, m T-Cross 1.0 turbo manual de um T-Cross 1.4 turbo automático. O usuário pode definir também qual será o perfil de uso do veículo: estrada, cidade ou misto.

Ecologia 

A respeito da emissão de poluentes, a novidade usa a metodologia “poço-à-roda”, que considera o CO2 não renovável emitido pelo escapamento do veículo juntamente com a emissão de CO2 no processo de produção e transporte do combustível.

Como no processo de produção podem ser gerados outros gases, cujo seu impacto para o efeito estufa pode se transformar em “CO2 equivalente”, é comum adicionar o subscrito “e”: CO2e.

O que os consumidores visualizam na ferramenta da montadora é uma estimativa do país, que tem base nos dados de consumo energético do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro e da intensidade de carbono dos combustíveis do programa RenovaBio. 

Para o etanol, foi levado em consideração a média das certificações publicadas pelas empresas produtoras no momento da finalização da metodologia.

A calculadora já pode ser encontrada no aplicativo Meu Volkswagen para celulares com sistema Android, e em breve em celulares com iOS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.