Governo do DF amplia calendário de vacinação contra COVID-19

Os adultos com 41 anos ou mais foram incluídos no calendário de vacinação contra a Covid-19 do Distrito Federal (DF). O anúncio sobre essa ampliação foi feito pelo governador do DF nesta quinta-feira, 8. 

Governo do DF amplia calendário de vacinação contra COVID-19
Governo do DF amplia calendário de vacinação contra COVID-19. (Imagem: Breno Esaki/Agência Saúde DF)

O público desta faixa etária poderá fazer o agendamento para a vacinação a partir das 10h deste sábado, 10, pelo site: www.vacina.saude.df.gov.br.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, a ampliação do calendário de vacinação está relacionada à uma nova remessa de doses do imunizante que deve chegar até hoje no DF. 

Embora a quantidade exata de doses não tenha sido informada, a decisão de ampliar o calendário de vacinação também foi tomada em respeito à determinação feita pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

A pasta, requer a inclusão de novos grupos no esquema vacinal somente pela faixa etária, enquanto grupos profissionais serão incluídos apenas mediante decisão única do Ministério da Saúde. 

Este público começa a ser imunizado na próxima segunda-feira, 12. Vale ressaltar que esta inclusão também é resultado de um remanejamento de 3.698 doses remanescentes que deveriam ter sido utilizadas em grupos que não tiveram procura.

Na oportunidade, o secretário da Saúde, Osnei Okumoto, explicou que a quantidade de vagas abertas para agendamentos está vinculada ao cálculo feito pela pasta frequentemente.

Portanto, “ainda está sendo definido, porque a gente faz isso dentro de 55 bases de vacinação e localizando as ‘sobras’ nessas bases para só então dizer quantas doses terão em cada uma delas”, concluiu.

Desde a última quarta-feira, 7, estão incluídos na vacinação contra a Covid-19 do DF, os adultos com 44 anos ou mais sem comorbidades. Além do mais, após a chegada de 21,5 mil doses da vacina da Janssen no último sábado, novos grupos serão contemplados. Como as pessoas em situação de rua e profissionais da educação básica do ensino médio da rede pública.

Ontem, 8, foi a vez de cerca de 1,4 mil catadores de materiais recicláveis do DF serem imunizados contra a Covid-19. A vacinação deste grupo permanece aberta até hoje, com o objetivo de chegar aos 1.103 trabalhadores da área, além de outros 372 que trabalham em galpões de triagem e coleta seletiva. Este grupo também será vacinado com a dose única da Janssen.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.