Foi aprovado nas vagas remanescentes do PROUNI? Apresente estes documentos

No Prouni você tem acesso a vagas em instituições particulares com bolsas de estudos, que podem ser parciais (50%) ou integrais (100%). São dois processos seletivos ao ano, mais as vagas remanescentes.

Foi aprovado nas vagas remanescentes do PROUNI? Apresente estes documentos
Foi aprovado nas vagas remanescentes do PROUNI? Apresente estes documentos (Imagem: FDR)

A seleção para as vagas remanescentes é feita após o encerramento das convocações regulares e de lista de espera, ou seja, elas são vagas não preenchidas regularmente.

Documentos necessários para as vagas remanescentes do PROUNI

A documentação que o estudante precisa entregar para a comprovação de informações é a mesma necessárias para os demais processos seletivos; confira:

– Documento de identificação – são aceitos RG, CNH, Carteira Funcional, Identidade Militar, Registro Nacional de Estrangeiros, Passaporte ou Carteira de Trabalho. O estudante precisa entregar os documentos de todos que fazem parte do seu grupo familiar.

– Comprovante de Residência – contas de água, energia elétrica, gás, telefone, boleto bancário, fatura de cartão de crédito. Ou ainda, contrato de aluguel, demonstrativo do Imposto de Renda, declaração do proprietário do imóvel que confirme a residência, comunicado do Instituto Nacional do Seguro Social.

– Comprovante de Ensino Médio – comprovante de que o estudante concluiu todo o ensino médio ou como bolsista integral na rede particular, comprovante de conclusão do ensino médio no exterior com a tradução do documento. Certificado do Encceja ou ENEM.

 – Comprovante de Renda – nesse caso, são aceitos uma gama de documentos.

Entre eles os três ou seis últimos contracheques, declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, CTPS, estratos bancários, declarações tributárias, guias de recolhimento ao INSS, Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos. Guias de recolhimento ao INSS, com comprovante de pagamento do último mês, compatíveis com a renda declarada. Declaração de IRPF, acompanhada do recibo de entrega à Receita Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição, quando houver. A comprovação de renda também deve ser feita de todos os membros da família.

– Comprovante de professor da educação básica – documento que comprove que o profissional está em exercício do magistério em escola da rede pública.

Além desses documentos que são obrigatórios a todos os candidatos, o estudante também pode ter que entregar laudo médico que comprove a deficiência, quando for o caso. E comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais.

Esses documentos devem ser apresentados em original e xerox. Por conta da pandemia é possível que algumas instituições façam o recebimento deles de forma virtual.

Com a editoria de carreiras do FDR  você sempre fica bem informado.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.