Sorocaba inicia cadastro de motoristas para pagamento do auxílio emergencial

Prefeitura de Sorocaba (SP) dá início ao cadastramento do auxílio emergencial local. Nessa semana, os motoristas que desejarem ser contemplados com as mensalidades de R$ 600 devem ficar atentos. A gestão municipal vem os convocando para solicitar o abono, porém é preciso se adequar nas regras abaixo.

Sorocaba inicia cadastro de motoristas para pagamento do auxílio emergencial (Imagem: FDR)
Sorocaba inicia cadastro de motoristas para pagamento do auxílio emergencial (Imagem: FDR)

A liberação do auxílio emergencial federal vem se mostrando insuficiente para muitos dos brasileiros. Desse modo, prefeituras e municípios passaram a criar seus projetos de transferência de renda. Em Sorocaba (SP), os motoristas terão uma ajuda de custo durante os próximos três meses.

Auxílio emergencial Sorocaba

O abono foi anunciado no último dia 30 e será ofertado em mensalidades de R$ 600 durante um período de três meses. Desse modo, o grupo estará sendo beneficiado até setembro, podendo haver a possibilidade de extensão.

De acordo com o texto, cada família poderá ter até duas pessoas contempladas, sendo necessário comprovar ser motorista de transporte escolar, além disso é preciso de enquadrar nas regras abaixo:

  • Possuir licença pela prefeitura para operar o serviço dentro do município, anterior a 21 de março de 2020;
  • Estar com o licenciamento do veículo em situação regular;
  • Não possuir trabalho formal com registro em Carteira de Trabalho;
  • Residir em Sorocaba por no mínimo dois anos (é necessário comprovar);
  • Possuir inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal para programas sociais;
  • Não receber Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Não ser aposentado ou pensionista;
  • Não ser sócio de entidade empresarial.

Como se cadastrar?

Para poder ser um contemplado o cidadão deve ir presencialmente na sede da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), que fica localizada na Avenida General Osório, 1.840, na Vila Carvalho. O horário de atendimento vem sendo feito das 08h às 17h.

É preciso que o sujeito já esteja pré cadastrado na Urbes, o procedimento deve ser feito através da Secretaria da Cidadania (Secid), responsável pela triagem dos trabalhadores.

Uma vez em que o sujeito comprova sua atuação no segmento beneficiário, basta aguardar a comprovação de sua inclusão no abono.

Para mais informações sobre o auxílio emergencial Sorocaba e demais abonos em todo o país, acompanhe nossa página exclusiva do coronavoucher.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.