Detran SP: Como realizar agendamento, consulta da CNH, multas e débitos do veículo

Pontos-chave
  • O Detran-SP tem promovido maior digitalização dos serviços nos últimos meses;
  • A população paulista pode realizar diversas operações sem precisar sair de casa;
  • O agendamento prévio para serviços presenciais visa maior controle contra a pandemia.

Diante da pandemia de covid-19, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) tem acelerado o processo de digitalização dos serviços. Assim, há mais praticidade para utilizar os serviços. Entenda como fazer agendamento, consulta da CNH, multas e débitos do veículo no site do Detran SP.

Detran SP: Como realizar agendamento, consulta da CNH, multas e débitos do veículo
Detran SP: Como realizar agendamento, consulta da CNH, multas e débitos do veículo (Imagem: reprodução/Governo do Estado de São Paulo)

Como realizar agendamento pelo site do Detran SP

Página inicial do site do Detran-SP
Página inicial do site do Detran-SP (Reprodução/Detran-SP)

Nem todos os serviços do Detran-SP precisam de agendamento. Sendo assim, vale verificar se o serviço específico desejado possui essa necessidade.

Caso seja preciso o agendamento, basta preencher as informações solicitadas. Para descobrir como funciona algum serviço, realize estes passos:

  • Entre no site do Detran-SP;
  • Na página inicial do site, digite o serviço desejado em “Qual serviço procura?”;
  • Clique na opção “Acesse o serviço” e verifique o procedimento para o respectivo serviço.

O sistema de agendamento do órgão de trânsito permite que candidatos e condutores possam escolher a unidade que deseja realizar o agendamento, o dia e a hora para comparecimento.

Como consultar a CNH pelo site do Detran SP

Página inicial do site do Detran-SP
Página inicial do site do Detran-SP (Reprodução/Detran-SP)

O site do Detran-SP conta com diversos serviços relativos à CNH. Entre os principais, estão os de: “Renovação simplificada da CNH”, “CNH definitiva e 2ª via da habilitação”, “Pontos na CNH – consulta e certidão”, e “Verifique se a CNH já foi emitida e enviada pelos Correios”, entre outros.

  1. Na página inicial do site do Detran-SP, clique em “CNH – Habilitação”;
  2. Em seguida, entre na opção desejada relativa à CNH — para isso, basta clicar no botão “Acesse o serviço” (para encontrar algum serviço específico, o site ainda possui uma barra de busca, com as palavras “Qual serviço procura?”);
  3. Os passos seguintes variam conforme a opção desejada. Para concluir a operação, basta seguir as orientações indicadas pelo Detran-SP.

Como consultar multas pelo site do Detran SP

Página inicial do site do Detran-SP
Página inicial do site do Detran-SP (Reprodução/Detran-SP)
  1. Na página inicial do site do Detran-SP, clique em “CNH – Habilitação”;
  2. Em seguida, entre na opção “Pontos na CNH – consulta e certidão” — para isso, basta clicar no botão “Acesse o serviço”;
  3. Na página seguinte, clique em “Pelo portal” — para verificar o extrato dos pontos acumulados por infrações na Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  4. Para fazer a consulta e emissão da certidão de pontos da CNH, o acesso poderá ser com o CPF e senha; por cadastro; ou pela resposta de algumas perguntas.

Você poderá consultar e emitir gratuitamente a certidão de pontos acumulados por infrações na CNH nos últimos 12 meses ou desde a sua emissão (histórico de pontos).

Como consultar débitos do veículo pelo site do Detran SP

  1. Na página inicial do site do Detran-SP, clique em “Veículos”;
  2. Em seguida, entre na opção “Pesquisa de débitos e restrições” — para isso, basta clicar no botão “Acesse o serviço”;
  3. Selecione a opção desejada: “Seu veículo” ou “Veículo de terceiros”.
  • Caso você clique em “Seu veículo”: para efetuar a pesquisa de débitos e restrições de veículos do proprietário, o acesso poderá acontecer com o CPF e senha; por cadastro; ou pela resposta de algumas perguntas
  • Caso você clique em “Veículo de terceiros”: você poderá consultar o “Registro de furto/roubo” (mediante informação do número da placa) ou “Débitos, restrições e vistorias (mediante informação do número da placa e Renavam)

Canais de atendimento do Detran SP

No portal do Detran-SP, será possível encontrar informações relacionadas aos Canais de Atendimento que prestam auxílio ao cidadão que busca informações sobre os serviços oferecidos. São estes:

  • Dúvidas – Fale com o Detran: para envio de manifestações
  • Ouvidoria do Detran-SP: exclusivo para envio de denúncias de corrupção, reclamações em segunda instância, elogios e sugestões
  • SIC-SP Detran: há apenas informações institucionais, como dados estatísticos, dados sobre contratos, entre outros
  • Unidades do Detran-SP: endereço e informações da unidade de atendimento da respectiva cidade

Ao acessar esta página, basta escolher uma destas quatro opções para ter acesso às informações detalhadas.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.