Detran SP: Como realizar agendamento, consulta da CNH, multas e débitos do veículo

Pontos-chave
  • O Detran-SP tem promovido maior digitalização dos serviços nos últimos meses;
  • A população paulista pode realizar diversas operações sem precisar sair de casa;
  • O agendamento prévio para serviços presenciais visa maior controle contra a pandemia.

Diante da pandemia de covid-19, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) tem acelerado o processo de digitalização dos serviços. Assim, há mais praticidade para utilizar os serviços. Entenda como fazer agendamento, consulta da CNH, multas e débitos do veículo no site do Detran SP.

Detran SP: Como realizar agendamento, consulta da CNH, multas e débitos do veículo
Detran SP: Como realizar agendamento, consulta da CNH, multas e débitos do veículo (Imagem: reprodução/Governo do Estado de São Paulo)

Como realizar agendamento pelo site do Detran SP

Página inicial do site do Detran-SP
Página inicial do site do Detran-SP (Reprodução/Detran-SP)

Nem todos os serviços do Detran-SP precisam de agendamento. Sendo assim, vale verificar se o serviço específico desejado possui essa necessidade.

Caso seja preciso o agendamento, basta preencher as informações solicitadas. Para descobrir como funciona algum serviço, realize estes passos:

  • Entre no site do Detran-SP;
  • Na página inicial do site, digite o serviço desejado em “Qual serviço procura?”;
  • Clique na opção “Acesse o serviço” e verifique o procedimento para o respectivo serviço.

O sistema de agendamento do órgão de trânsito permite que candidatos e condutores possam escolher a unidade que deseja realizar o agendamento, o dia e a hora para comparecimento.

Como consultar a CNH pelo site do Detran SP

Página inicial do site do Detran-SP
Página inicial do site do Detran-SP (Reprodução/Detran-SP)

O site do Detran-SP conta com diversos serviços relativos à CNH. Entre os principais, estão os de: “Renovação simplificada da CNH”, “CNH definitiva e 2ª via da habilitação”, “Pontos na CNH – consulta e certidão”, e “Verifique se a CNH já foi emitida e enviada pelos Correios”, entre outros.

  1. Na página inicial do site do Detran-SP, clique em “CNH – Habilitação”;
  2. Em seguida, entre na opção desejada relativa à CNH — para isso, basta clicar no botão “Acesse o serviço” (para encontrar algum serviço específico, o site ainda possui uma barra de busca, com as palavras “Qual serviço procura?”);
  3. Os passos seguintes variam conforme a opção desejada. Para concluir a operação, basta seguir as orientações indicadas pelo Detran-SP.

Como consultar multas pelo site do Detran SP

Página inicial do site do Detran-SP
Página inicial do site do Detran-SP (Reprodução/Detran-SP)
  1. Na página inicial do site do Detran-SP, clique em “CNH – Habilitação”;
  2. Em seguida, entre na opção “Pontos na CNH – consulta e certidão” — para isso, basta clicar no botão “Acesse o serviço”;
  3. Na página seguinte, clique em “Pelo portal” — para verificar o extrato dos pontos acumulados por infrações na Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  4. Para fazer a consulta e emissão da certidão de pontos da CNH, o acesso poderá ser com o CPF e senha; por cadastro; ou pela resposta de algumas perguntas.

Você poderá consultar e emitir gratuitamente a certidão de pontos acumulados por infrações na CNH nos últimos 12 meses ou desde a sua emissão (histórico de pontos).

Como consultar débitos do veículo pelo site do Detran SP

  1. Na página inicial do site do Detran-SP, clique em “Veículos”;
  2. Em seguida, entre na opção “Pesquisa de débitos e restrições” — para isso, basta clicar no botão “Acesse o serviço”;
  3. Selecione a opção desejada: “Seu veículo” ou “Veículo de terceiros”.
  • Caso você clique em “Seu veículo”: para efetuar a pesquisa de débitos e restrições de veículos do proprietário, o acesso poderá acontecer com o CPF e senha; por cadastro; ou pela resposta de algumas perguntas
  • Caso você clique em “Veículo de terceiros”: você poderá consultar o “Registro de furto/roubo” (mediante informação do número da placa) ou “Débitos, restrições e vistorias (mediante informação do número da placa e Renavam)

Canais de atendimento do Detran SP

No portal do Detran-SP, será possível encontrar informações relacionadas aos Canais de Atendimento que prestam auxílio ao cidadão que busca informações sobre os serviços oferecidos. São estes:

  • Dúvidas – Fale com o Detran: para envio de manifestações
  • Ouvidoria do Detran-SP: exclusivo para envio de denúncias de corrupção, reclamações em segunda instância, elogios e sugestões
  • SIC-SP Detran: há apenas informações institucionais, como dados estatísticos, dados sobre contratos, entre outros
  • Unidades do Detran-SP: endereço e informações da unidade de atendimento da respectiva cidade

Ao acessar esta página, basta escolher uma destas quatro opções para ter acesso às informações detalhadas.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.