IFPE abre 2.893 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos; seleção sem vestibular

Até o próximo dia 18 de julho é possível se inscrever pela internet para a seleção de alunos para 16 campis do IFPE. Confira agora como estão distribuídas as mais de 2 mil vagas e quais as unidades do instituto que serão contempladas.

IFPE abre 2.893 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos; seleção sem vestibular
IFPE abre 2.893 vagas em cursos técnicos e superiores gratuitos; seleção sem vestibular (Imagem/Divulgação: Instituto Federal de Pernambuco)

O Instituto Federal de Pernambuco abriu na última segunda-feira, 5, as inscrições para o processo seletivo que vai preencher 2.893 vagas em cursos técnicos e superiores espalhados pelo estado.

A seleção vai acontecer com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio ou com análise do histórico escolar. São 16 campis com vagas disponíveis; confira:

Abreu E Lima, Afogados Da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo De Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão Dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória De Santo Antão.

Vagas disponíveis no IFPE

As 2,983 vagas disponíveis nesse processo seletivo estão distribuídas da seguinte forma:

  • 129 para cursos técnicos na modalidade subsequente (para quem concluiu o ensino médio);
  • 377 vagas para cursos superiores;
  • 352 para cursos técnicos na modalidade integrada ao ensino médio;
  • 35 vagas no Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Inscrições para a seleção do IFPE

A inscrição é gratuita e pode ser feita diretamente no site do Instituto Federal de Pernambuco até 18 de julho. Durante a inscrição os candidatos terão que escolher em que modalidade irão concorrer, se com uso da nota do ENEM ou análise do histórico.

Para quem vai usar a nota do ENEM, as edições aceitas são de 2016 a 2020; nesse caso é necessário informar, além dos dados pessoais, o número de inscrição no exame.

Já quem vai usar as notas do ensino médio, serão avaliadas a pontuação do 1º e 2º anos, para isso é necessário anexar o histórico escolar.

Veja abaixo o cronograma da seletiva:

  • Divulgação da lista preliminar das inscrições: 26 de julho;
  • Retificação de dados e documentação: 27 a 28 de julho;
  • Resultado preliminar do processo de retificação: 4 de agosto;
  • Divulgação da lista de aprovados: 12 de agosto;
  • Início do período de matrícula: 16 de agosto.

Com a editoria de carreiras do FDR  você sempre fica bem informado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.