Grande Vitória abre vagas para vacinação contra COVID-19; agende online

O calendário de vacinação contra a Covid-19 tem um avanço notável no Estado do Espírito Santo, mais precisamente na região da Grande Vitória. Isso porque, um novo período de agendamentos está disponível nesta segunda-feira, 5.

Grande Vitória abre vagas para vacinação contra COVID-19; agende online
Grande Vitória abre vagas para vacinação contra COVID-19; agende online. (Imagem: A Gazeta)

Cerca de seis mil vagas foram abertas para a vacinação da população capixaba. A primeira cidade que teve progresso neste sentido é Cariacica, a qual disponibilizou os agendamentos desde às 14h de ontem. 

Com o objetivo de utilizar todas as 2,5 mil doses do imunizante contra a Covid-19, o departamento da área de saúde do município junto à prefeitura preparou um campo específico no portal da administração municipal para que os cidadãos façam o agendamento para a vacinação.

Podem ser vacinados os adultos com 35 anos ou mais sem comorbidades, bem como aqueles que precisam tomar a segunda dose da AstraZeneca. 

As ações não pararam por aí. Pois, a Prefeitura de Vitória também disponibilizou mais de 1.020 doses da vacina contra a Covid-19 para os munícipes. Essas vacinas são exclusivas para a aplicação da primeira dose também de adultos com 35 anos ou mais, além de gestantes e puérperas. 

Os grupos prioritários da vez, devem se dirigir à Igreja Batista de Jardim da Penha ou na Unidade Básica de Saúde Vitória (UBS) Vitória, no centro da cidade, a partir de hoje, 6.

Estes pontos de vacinação terão o horário de funcionamento estendido, das 16h às 20h, para aqueles que fizerem o agendamento pelo aplicativo Vitória Online ou pelo site: agendamento.vitoria.es.gov.br.

A campanha de vacinação regional ainda se estende para a cidade de Guarapari, a qual também liberou os agendamentos nesta semana. A administração municipal reservou 1.350 doses das vacinas contra a Covid-19 para imunizar os adultos com 35 anos ou mais sem comorbidades.

Para isso, é preciso que essas pessoas se cadastrem para serem vacinadas no Complexo Esportivo Maurice Santos, situado em Muquiçaba, nesta quarta-feira, 7.

Já no município de Serra, os agendamentos para a vacinação contra a Covid-19 foram liberados às 18h de ontem pelo site da prefeitura. Ao todo, 2,5 mil munícipes poderão ser imunizados.

Para isso é preciso se enquadrem nos critérios de faixa etária de 35 anos ou mais sem comorbidades, sejam gestantes ou puérperas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência (PCD), bem como os trabalhadores da Educação e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

Por fim, a cidade de Vila Velha não fica para trás na campanha de vacinação contra a Covid-19, pois ainda nesta segunda-feira, 5, liberou novos agendamentos para a imunização contra a doença.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressaltou que a prioridade no momento é aplicar as doses das vacinas nos adultos que já fizeram o agendamento tanto para a primeira quanto para a segunda dose nos dias 1 e 2 de julho, últimas quinta e sexta-feira, respectivamente. 

Um novo período para cadastros de munícipes deve ser liberado nas próximas quinta e sexta-feira, dias 8 e 9 de julho, respectivamente.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.