UEM (PR) muda sistema de ingresso e cria novas regras no vestibular e SiSU

Processos seletivo por meio de aplicação de provas do vestibular passa a acontecer em apenas um dia. Além disso, a UEM aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SISU) como forma de ampliar a oferta de vagas.

UEM (PR) muda sistema de ingresso e cria novas regras no vestibular e SiSU
UEM (PR) muda sistema de ingresso e cria novas regras no vestibular e SiSU (Imagem/Montagem: FDR)

A Universidade Estadual de Maringá tem se destacado nos últimos anos em todo o território nacional. O que faz com que a procura por cursos de graduação seja grande.

Pensando em oferecer mais oportunidades de ingresso para 2022 duas ações foram provadas durante reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEM.

UEM adere ao SiSU

Todos os anos o Sistema de Seleção Unificada cuida da seleção de novos alunos para as instituições públicas do país. Agora, é a vez da UEM aderir ao sistema e atingir um público maior. A medida foi aprovada na última reunião com 96 votos a favor, 9 contrários e 7 abstenções.

“Acreditamos que podemos sempre avançar e, nesse sentido, o SiSU proporciona aos jovens uma nova oportunidade de adentrar numa universidade pública, gratuita, de qualidade, inclusiva e que tanto almeja contribuir com os sonhos de diversos brasileiros de fazer parte do ensino superior público de qualidade”, pontuou a pró-reitora de ensino da UEM, Alexandra de Oliveira Abdala.

Todos os cursos já oferecidos pela universidade estarão disponíveis em 2022 pelo SiSU, exceto os que possuem etapa de prova de habilidade específica, como música.

A ideia de instituição é separar 10% das vagas destinadas ao sistema universal de ingresso para o sistema e assim permitir que os cursos que possuem baixa procura tenham mais acessos.

Mudança no vestibular da UEM

Com 99 votos a favor e 6 contrários, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEM decidiu pela realização do exame em apenas um dia, serão até cinco horas no período da tarde para realização da prova.

Além disso, o número de questões também deverá ser reduzido para conseguir ser realizado em apenas um dia.

Outra mudança é o fato de que, agora, educação física passa a ser conteúdo cobrado na prova, tanto do vestibular quanto do PAS, já que a disciplina faz parte da grade curricular das séries finais do ensino fundamental e também do ensino médio.

Mais uma mudança é quando ao recurso sobre o gabarito do exame, que passará a ser solicitado apenas pelo portal, durante o período de 24 horas.

O mesmo acontece com o pedido de revisão do exame, só que pelo período de 48 horas.

 

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.