Cidades que liberam agendamento de vacinação da COVID-19 para maiores de 40

Cronograma de vacinação contra o novo coronavírus é atualizado em algumas capitais. Nessa semana, a população com mais de 40 anos poderá dar início a imunização da covid-19. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e João Pessoa atualizaram a lista dos grupos prioritários.

Cidades que liberam agendamento de vacinação da COVID-19 para maiores de 40 (Imagem: Jovem Pan)
Cidades que liberam agendamento de vacinação da COVID-19 para maiores de 40 (Imagem: Jovem Pan)

Manter o cronograma de vacinação contra o novo coronavírus em andamento tem sido a principal prioridade dos governos estaduais. Há mais de um ano enfrentando a pandemia, o Brasil contabiliza mais de 500 mil mortes e precisa antecipar ao máximo o calendário de imunização.

Atualização do cronograma em São Paulo

A última renovação dos grupos prioritários de SP passou a convocar a população com mais de 40 anos. O grupo já está sendo imunizado em toda a capital, sem precisar comprovar alguma comorbidade ou vínculo de trabalho específico.

Trata-se da imunização geral determinada apenas pela faixa etária. Para poder receber a dose o cidadão precisa apresentar seu comprovante de residência e um documento oficial com foto. A previsão é de que cerca de 132 mil pessoas fiquem imunes.

Calendário de vacinação em SP

  • Segunda a quarta-feira (5/7 a 7/7): 41 anos
  • Quinta-feira (8/7): 40 anos
  • Sexta e sábado (9 e 10/7): Repescagem 40 a 41 anos e D2 de todos os grupos

João Pessoa

Outra cidade que também antecipou o cronograma foi João Pessoa, na Paraíba. Os moradores acima dos 40 anos que comprovarem residência já podem ser imunizados. A aplicação das doses foi iniciada neste domingo (04) através dos pontos de drive-thru.

O cidadão precisa realizar seu agendamento virtual através do site da prefeitura e selecionar o local que deseja receber a vacina. Há mais de 15 unidades de aplicação espalhadas pela cidade, com funcionamento entre 8h e 21h.

Rio de Janeiro

Na capital carioca quem tem mais de 40 também vai poder se vacinar. A imunização foi iniciada nesta segunda-feira (05) exclusivamente para as mulheres. A partir de amanhã (06) será a vez dos homens com a mesma idade.

O cidadão precisa também comprovar sua residência e exibir um documento oficial com foto. Antes da aplicação ele deve se conectar ao portal de vacinação para informar o dia e horário em que deseja ser vacinado.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.