Recebi a carta do pente fino do INSS; o que faço para garantir meu salário?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está realizando pente fino nos benefícios pagos. Não importa há quanto tempo uma pessoa receba uma aposentadoria ou pensão, até benefícios antigos podem ser cancelados por suspeitas de fraude.

Recebi a carta do pente fino do INSS; o que faço para garantir meu salário?
Recebi a carta do pente fino do INSS; o que faço para garantir meu salário? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Na última semana, o órgão informou que está enviando uma carta para os beneficiários que possuem falhas em seus cadastros.

Os convocados precisam cumprir a exigência feita pela Previdência que, em geral, pede documentos relacionados ao processo de concessão do benefício

Recebendo essa convocação, o segurado deve ligar para o telefone 135 ou acessar o Meu INSS para agendar o atendimento.

No telefone é possível agendar a apresentação dos documentos originais e entrega das cópias na agência mais próxima.

O atendimento do 135 funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. O prazo é de 60 dias para que sejam cumpridas as exigências.

O que é o pente fino?

É uma força tarefa para reforçar a fiscalização dos cadastros já aprovados na concessão de benefícios.

Com isso, os servidores do órgão passam a analisar individualmente a documentação de cada segurado, suspendendo o pagamento daqueles que estiverem com alguma desatualização ou fora das regras de concessão.

Como evitar o cancelamento do benefício?

Aqueles que estiverem no grupo de risco, recomenda-se prioritariamente o acesso no Meu INSS para a atualização do cadastro.

De acordo com a entrevista cedida ao UOL pela advogada Cristiane Saredo é preciso atualizar todas as informações.

“Endereço, telefones de contato e e-mail têm que estar atualizados para que o instituto consiga entrar em contato. Se o segurado perde o prazo, o benefício é suspenso” , disse.

Além disso, é importante ter em mãos comprovantes médicos, como os laudos e atestados concedidos na validação do benefício.

Por fim, o cidadão precisa também verificar as regras que autorizam a inclusão no abono, para entender se com a reforma da previdência seu benefício não foi alterado.

Meu INSS

A central de serviços para os segurados da Previdência está disponível na internet por meio de aplicativo ou pelo site meu.inss.gov.br.

Após cadastrar uma senha, o usuário da plataforma terá acesso a quase todas as informações sobre as suas contribuições e benefícios.

Aqueles que já recebem uma renda paga pelo INSS, devem adquirir o hábito de utilizar o sistema para realizar a consulta ao extrato de pagamento.

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Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
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