Quando roubam celulares, por mais que esses possuam senhas, os criminosos têm conseguido esvaziar contas bancárias. Acessando os aplicativos de bancos instalados nos aparelhos.
Após os relatos do novo golpe e das alertas feitas por instituições como Procon-SP, e pela própria Federação Brasileira de Bancos (Febraban), separamos algumas dicas para manter seus aplicativos e senhas de banco seguros.
Roubo
Os furtos costumam ser realizados em vias públicas ou no trânsito, durante o uso do celular pelas pessoas.
Assim, os criminosos têm acesso ao aparelho já desbloqueado, isso permite buscar as senhas ou dados pessoais armazenados pelos próprios usuários no smartphone, sites e email.
Tudo para tentar entrar nos aplicativos de bancos e limpar o dinheiro das contas das vítimas ou fazer empréstimos.
Como proteger seus dados dos bancos?
Com esse golpe é fundamental que os cidadãos redobre sua atenção com as configurações de segurança do celular e dos aplicativos.
Já que os aparelhos acabam guardando muitas informações. Em alguns casos permite que os criminosos recuperem ou mudem as senhas dos aplicativos de bancos, usando dados guardados em e-mails, redes sociais ou outras ferramentas disponíveis no telefone.
A Febraban recomenda que:
- Use sempre uma configuração de bloqueio da tela de início do celular e opte pela opção de bloqueio automático mais rápida (30 segundos, por exemplo);
- Mantenha o sistema operacional do celular atualizado e verifique sempre se há atualizações de aplicativos pendentes;
- Nunca utilize o recurso de “lembrar/salvar senha” em navegadores e sites;
- Jamais anote senhas em blocos de notas, e-mails, mensagens de WhatsApp ou outros locais do celular;
- Procure usar senhas fortes e não repetir o código de acesso ao seu banco para uso em outros aplicativos, email ou sites de compras;
- Utilize ferramentas de segurança adicionais como biometria, reconhecimento facial e dupla autenticação (a segunda senha) em apps e também o email;
- Nas configurações do aparelho, desative as notificações e funções que são exibidas independentemente do bloqueio de tela inicial;
- Coloque um PIN também no chip do celular. Dessa forma, se o aparelho for reiniciado, será necessário inserir o código pessoal para uso da linha e envio e recebimento de SMS.