UPE divulga número de vagas e calendário do SSA para 2022

Os interessados em participar do SSA da UPE poderão realizar a inscrição a partir de 19 de julho. Serão 1.740 mil vagas em 54 cursos de graduação espalhados em mais de 10 campis.

UPE divulga número de vagas e calendário do SSA para 2022
UPE divulga número de vagas e calendário do SSA para 2022 (Imagem/Divulgação: Universidade de Pernambuco)

A Universidade de Pernambuco divulgou recentemente mais informações sobre o seu SSA 2022, que terá a abertura de inscrições já nesse mês de julho.

Além do SSA a universidade também deve ofertar o mesmo número de vagas, 1.740, no Sistema de Seleção Unificada.

Cronograma do SSA da UPE

Veja abaixo as datas importantes do Sistema Seriado de Avaliação de 2022:

  • Inscrições:19 de julho a 19 de agosto;
  • Solicitação de isenção (candidatos com NIS):19 a 23 de julho;
  • Provas (SSA 3):19 e 20 de dezembro (manhã);
  • Provas (SSA 1):5 e 12 de dezembro (manhã);
  • Provas (SSA 2):5 e 12 de dezembro (tarde).

Afinal o que é o SSA da UPE?

Desde 2008 a Universidade de Pernambuco realiza o Sistema Seriado de Avaliação, ele é uma espécie de “ponte” entre o ensino básico, médio, e o ensino superior.

Já que, diferente do Exame Nacional do Ensino Médio e dos Vestibulares, as provas são feitas anualmente durante todas as séries do ensino médio.

Ele pode ser uma porta de entrada no ensino superior mais fácil de ser acessada, pois, em cada prova o candidato terá que responder as questões apenas da série em que ele está cursando.

Muitas instituições já adotam esse sistema no Brasil, em alguns casos com outro nome. Inclusive, é prevista a aplicação de um ENEM Seriado nos próximos anos.

Do número total de vagas oferecidos pela universidade, 50% é destinada ao SSA. Desse total, 20% vai para as cotas ou ações afirmativas. Pode concorrer a esses 20% aqueles estudantes que:

  • Fizeram a partir do 6º ano do ensino fundamental até a conclusão do ensino médio em escola da rede pública, municipais ou estaduais.

Diferentes de alguns sistemas de cotas, os bolsistas integrais em instituições de educação básica particulares não podem se inscrever nas vagas desse sistema.

A Universidade de Pernambuco conta com uma estrutura multicampi, confira:

Benfica (Recife), Petrolina, Caruaru, Camaragibe, Mata Sul (Palmares), Mata Norte (Nazaré da Mata), Serra Talhada, Arcoverde, Garanhuns, Salgueiro e Santo Amaro.

Com a editoria de carreiras do FDR  você sempre fica bem informado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.