Retorno do horário de verão poderia diminuir valor da conta de luz?

Em decorrência dos baixos níveis dos reservatórios de hidrelétricas no Brasil, o Governo Federal está estudando a possibilidade de colocar em prática alguma medida que faça com que as pessoas consumam energia fora do horário de pico. Esta idéia se aproxima do conhecido Horário de Verão que foi extinto pelo atual governo.

Retorno do horário de verão poderia diminuir valor da conta de luz?
Retorno do horário de verão poderia diminuir valor da conta de luz? (Imagem: Stas Knop/Pexels)

Jair Bolsonaro revogou o Horário de Verão em 2019, medida que passou a vigorar no Brasil em 1931 na era Getúlio Vargas e durante todo o tempo que esteve em vigor foi utilizado como uma maneira de economizar energia elétrica. 

Horário de Verão funcionava?

A medida atingia 10 estados brasileiros e o Distrito Federal, que deveriam adiantar uma hora em seus relógios. Ao fazer isso, o sol permanecia presente até mais tarde reduzindo o consumo de energia elétrica nos horários de pico. Mas essa medida é realmente eficiente?

Ao posicionarmos as horas do dia de forma diferente, podemos garantir que a luz do sol seja melhor aproveitada e que o consumo de energia com iluminação artificial caia de maneira considerável. Entre os anos de 2014 e 2015, a diminuição trouxe uma economia de R$ 278 milhões para os cofres públicos.

O Horário de Verão é uma medida aplicada em vários países pelo mundo e é mais eficaz em regiões localizadas distantes da linha do Equador. Este era a razão que fazia com que a medida só fosse adotada nos estados mais ao sul do Brasil.

A medida acontece no verão pois é a época do ano que possui a maior incidência de sol.

Conta de luz 

Se considerarmos apenas a economia nas nossas contas de energia, a redução de valor não era muito grande. Porém, os benefícios da medida vão alem da questão financeira e se revela importante para a questão ambiental.

A adoção de medidas como esta traz uma diminuição no consumo de água dos reservatórios das hidrelétricas de cerca de 0,4%, reduzindo as chances do sistema de abastecimento elétrico entrar em crise. 

A medida também é responsável por evitar a sobrecarga no sistema elétrico entre as 18h e 21h, reduzindo em 4,5% a demanda durante esse período.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.