Governo de SC anuncia novo calendário de vacinação contra COVID-19

Nesta quinta-feira, 1º de julho, um novo calendário de vacinação contra a Covid-19 passou a vigorar no Estado de Santa Catarina. Isso porque, o Governo Estadual decidiu antecipar a aplicação de doses do imunizante contra a doença.

A meta estabelecida pelo Governo do Estado de Santa Catarina é que todos os adultos com idade a partir de 18 anos sejam vacinados, pelo menos com a primeira dose, até o dia 31 de agosto deste ano.

A decisão em antecipar o calendário de vacinação do estado foi tomada após uma reunião realizada na tarde de ontem entre representantes do estado e dos municípios.

Outro fator que possibilitou a antecipação do calendário de vacinação foi a chegada de 37,4 mil doses da vacina da Pfizer e 257,1 mil doses da AstraZeneca na última quarta-feira, 30.

É importante lembrar que a imunização foi temporariamente suspensa em algumas cidades catarinenses em virtude do esgotamento de doses das vacinas contra a Covid-19.

Agora, as principais cidades de Santa Catarina dão continuidade ao esquema de vacinação, como em Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Lages, Joinville e Blumenau. Esses são alguns municípios que se empenharão para atingir a meta de vacinação após uma antecipação de 53 dias por parte do Estado. 

Na oportunidade, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, ressaltou que o Estado voltará a viver um centro o mais possível dentro da normalidade assim que a população estiver vacinada. 

“Até final de agosto, todos adultos acima de 18 anos receberão a primeira dose. Isso vai trazer esperança, gerar normalidade nas atividades do comércio, da indústria, da gastronomia, eventos, transporte, para o verão que está chegando aí. O turismo participa com quase 15% do PIB de Santa Catarina”, destacou. 

É preciso explicar que assim como em várias outras unidades federativas, o calendário de vacinação de Santa Catarina foi organizado por faixas etárias, de maneira que os adultos com 30 anos ou mais devem ser imunizados até o final do mês de julho. A intenção é para que a ampliação aconteça gradativamente até chegar aos jovens de 18 anos até o dia 31 de agosto. 

Até o momento, o Estado de Santa Catarina já vacinou 3.459.456 catarinenses até esta quinta-feira, 1º de julho. Neste total estão incluídos 92,2% do grupo prioritário com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, enquanto 35,52% já completaram o esquema vacinal com ambas as doses. 

Cronograma de vacinação em Santa Catarina

  • Acima dos 40 anos: 1º a 8/07;
  • 35 a 39 anos: 9 a 22/07;
  • 30 a 34 anos: 23/07 a 5/08;
  • 25 a 29 anos: 06/08 a 19/08;
  • 18 a 24 anos: 20/08 a 31/08

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.