DETRAN-MG lança sistema mais seguro para resolver serviços de veículos

Nesta quinta-feira (1º), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou um sistema para agendamento de serviços relacionados ao registro de veículos em Belo Horizonte. O atendimento possui coordenação pela Divisão de Registro de Veículos (DRV) do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).

Detran-MG lança sistema mais seguro para resolver serviços de veículos
Detran-MG lança sistema mais seguro para resolver serviços de veículos (Imagem: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Segundo o Detran-MG, ao todo, haverá a oferta de 1,7 mil vagas diárias para vistorias de veículos. A implantação do sistema não resultará em custos para o órgão de trânsito. Esta ação faz parte do processo de modernização da PCMG.

O departamento de trânsito afirma que esta novidade visa o combate às fraudes. Assim, será possível assegurar que as informações do usuário do serviço e do veículo fiquem atreladas.

Essa nova plataforma possui integração com os sistemas eletrônicos governamentais. O recurso permitirá vincular o agendamento ao pagamento das taxas relativas aos serviços oferecidos na DRV, com uma mesma senha por usuário.

Antes desta novidade, para efetuar a transferência de propriedade, emissão do Certificado de Registro de Veículos (CRV), alteração de dados e demais serviços, o cidadão precisava fazer dois agendamentos: cadastro e vistoria.

Com a implantação da plataforma, após a aprovação na vistoria, o proprietário será encaminhado ao guichê de atendimento para efetivar o serviço. Sendo assim, todo o trâmite será feito no mesmo dia. Como resultado, o processo se torna mais ágil.

Agendamento para o serviço do Detran-MG

O agendamento deve ser feito, de forma exclusiva no site do Detran-MG. A opção está disponível na aba “Atendimento”.

Ao disponibilizar o agendamento de forma virtual, o sistema evita que pessoas mal-intencionadas ocupem vagas disponíveis, para, depois, comercializarem os horários aos cidadãos que necessitam de vistorias, segundo informado pelo órgão.

O chefe da divisão de emergência de veículos, Matheus Corbucci Salles, afirmou, ao Estado de Minas, que o atendimento à população de Belo Horizonte ficará mais rápido.

Ele citou que, muitas vezes, haviam 400 atendimentos marcados, mas sem ninguém comparecendo. Corbucci Salles alegou que eram horários ocupados pelos ‘comerciantes de vagas’ que não conseguiam vender os horários.

Por outro lado, havia diversos motoristas que aguardavam na fila. Com esta implantação, ele reforma que a prática maldosa acabará.

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Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do FDR produzindo conteúdo sobre economia.
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