DETRAN-GO abre inscrições para programa CNH Social em todo estado

Aberta há algumas semanas, as inscrições para o programa CNH Social no Estado de Goiás se encerram no dia 7 de julho. Aos interessados, basta acessar o site do Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO) até a data mencionada. 

DETRAN-GO abre inscrições para programa CNH Social em todo estado
DETRAN-GO abre inscrições para programa CNH Social em todo estado. (Imagem: Guia Como)

O Governo do Estado de Goiás junto ao Departamento de Trânsito liberou três mil vagas para os jovens e adultos que desejam ingressar no programa.

Para isso, é preciso que estejam caracterizados na condição de baixa renda, principal requisito para a participação.

A CNH Social permite que o cidadão selecionado adquira a primeira habilitação, troque ou inclua uma nova categoria, todas as ações sem nenhum custo.

Em Goiás, as três mil vagas disponibilizadas pelo CNH Social foram distribuídas em três grupos. Para todos as inscrições acontecem no site do Detran. Veja a seguir!

Modalidade Estudantil

Neste formato, o interessado deve compor a faixa etária de 18 a 25 anos, estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal e ter concluído o ensino médio em alguma escola da rede de ensino público estadual.

Em caso de empate entre candidatos desta categoria, a Secretaria de Estado de Educação irá analisar as notas dos participantes, sendo que a maior média será a classificada.

Modalidade Urbana

Neste modelo de inscrição, basta que o candidato saiba ler e escrever. Além disso, é preciso estar devidamente inscrito no CadÚnico e residir no perímetro urbano de alguma cidade do Estado de Goiás. 

Modalidade Rural

A última categoria é bem semelhante aos formatos anteriores. Além de cumprir os requisitos básicos de saber ler, escrever e estar inscrito no CadÚnico, o candidato deve morar na zona rural de Goiás 

Vale ressaltar que as modalidades apresentadas acima se referem à aquisição da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Se tratando de mudança de categoria, o candidato não pode ter nenhuma infração de trânsito em seu nome durante os últimos 12 meses, independentemente do grau de gravidade.

No geral, a CNH Social oferece isenção total do pagamento de taxas que normalmente são cobradas pelo Detran-GO. É o caso da inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Licença de Aprendizagem de Direção Veicular e agendamentos para a prova teórica e exame prático de direção. 

O candidato selecionado no programa também não precisará arcar com as tarifas dos exames médico e psicológico, junta médica se tratando de candidatos com deficiência e toxicológico que normalmente são exigidos para categorias profissionais.

Todas essas gratuidades são promovidas mediante parcerias entre o Detran-GO junto às clínicas e autoescolas.

De acordo com o governo do Estado de Goiás, a lista dos classificados no programa CNH Social deve ser publicada no dia 15 de julho.

Para conferir se foi selecionado ou não, basta acessar o site do Detran-GO. Lembrando que 5% do total de vagas deve ser direcionado a pessoas com deficiência (PCD).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.