Matrículas abertas para aprovados na 2ª lista da CNH Social do Espírito Santo

Os aprovados na segunda fase da CNH Social do estado do Espírito Santo já podem realizar a sua inscrição no programa. Os cerca de 2.500 selecionados podem conferir o seu nome no site do Detran.

Matrículas abertas para aprovados na 2ª lista da CNH Social do Espírito Santo
Matrículas abertas para aprovados na 2ª lista da CNH Social do Espírito Santo (Imagem: Blog Bolsa Família 2021)

Foram realizadas cerca de 57.456 inscrições dos interessados em tirar de forma totalmente gratuita a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), fazer a mudança de categoria para D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta) ou para a adição de categoria A ou B.

A seleção foi feita por meio de critérios determinados pelo programa, levando em conta as informações fornecidas pelo cidadão no Cadastro Único.

Os critérios são: a menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, candidatos com ensino fundamental completo, beneficiário do Bolsa Família e data e hora de inscrição.

Os candidatos que se declararam pessoa com deficiência, poderão ser contemplados somente aqueles cuja deficiência não impeça a obtenção da CNH, na forma da legislação de trânsito vigente.

A matrícula fica aberta até o dia 10 de agosto, podendo ser realizada virtualmente no site do Detran-ES.

O que é CNH Social?

O programa CNH Social é um programa para que as pessoas de baixa renda possam ter formação e serem sensibilizadas sobre a importância da proteção da vida no trânsito. Além de capacitação a partir da obtenção de uma carteira de motorista, com vistas ao mercado de trabalho.

O programa contempla pessoas de baixa renda que já possuem CNH, mas buscam adicionar a categoria A ou B no documento, assim como mudar para as categorias para C, D ou E. Para quem está com o documento vencido, também é possível renová-lo.

Os candidatos precisam  ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, ter CPF, comprovar que mora em qualquer cidade do estado e não estar respondendo algum tipo de processo que impeça o candidato de possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Quais as gratuidades oferecidas pelo Programa?

Os selecionados ficam isentos de pagar:

  • aos exames de aptidão física, mental e psicológica e toxicológico, quando exigido;
  • às taxas de obtenção da CNH, inclusão ou alteração de categoria e para emissão do documento
  • à realização dos cursos teórico-técnico e de prática de direção veicular, bem
  • como as aulas ministradas em simulador de direção veicular, quando exigido
  • inerentes à realização de provas teóricas e práticas;à renovação da CNH.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!