Ibaneis confirma nova data de vacinação para adultos de 46 e 47 anos

Nesta quarta-feira, 30 de junho, o governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, informou que irá ampliar novamente o calendário de vacinação contra a Covid-19. De agora em diante, os adultos na faixa etária de 46 e 47 anos também poderão ser imunizados na capital brasileira. 

Ibaneis confirma nova data de vacinação para adultos de 46 e 47 anos
Ibaneis confirma nova data de vacinação para adultos de 46 e 47 anos. (Imagem: Jornal de Brasília)

A atitude foi possível tendo em vista a chegada de um novo lote contendo doses das vacinas da Pfizer e AstraZeneca, que gira em torno de 56,7 mil frascos dos imunizantes. 

Ao todo, serão 25.740 doses da Pfizer e 31 mil da AstraZeneca, as quais devem ser usadas na aplicação da primeira dose nos moradores do Distrito Federal.

A princípio, uma parcela desse lote seria redirecionado para a vacinação dos profissionais rodoviários. Porém, a Secretaria de Saúde já tem se empenhado para imunizar essa classe há algum tempo.

Outra modificação se refere à chegada de um lote único de vacinas da Pfizer, que estavam previstas para serem aplicadas na população privada de liberdade.

Contudo, após analisar a logística deste público, ficou decidido que eles receberiam a vacina da Janssen, produzida pela Johnson & Johnson e promete imunidade em dose única. 

Isso quer dizer que a partir desta quinta-feira, 1º de julho, 46.500 doses das vacinas da Pfizer e AstraZeneca estão disponíveis para a vacinação da população na faixa etária de 46 a 47 anos.

Agendamento da vacina no DF

Lembrando que é preciso fazer o agendamento pelo site: vacina.saude.df.gov.br. Os adultos com 47 anos puderam se cadastrar desde as 17h de ontem, ou até que as oito mil vagas liberadas sejam preenchidas. 

Enquanto isso, os adultos sem comorbidades com 46 anos, devem aguardar o decorrer da manhã ou tarde desta quinta-feira, 1º. Isso porque, é preciso confirmar a chegada e remanejamento das doses, para que os agendamentos e respectivas vagas sejam liberados no sistema. 

Neste novo lote com doses das vacinas contra a Covid-19 haverá uma reserva de 2,1 doses que devem ser destinadas à vacinação de militares das Forças Armadas. Além de outras seis mil doses e para os professores da rede de ensino privado. 

No que compete à vacinação de profissionais da educação que atuam na rede de ensino público, o governador Ibaneis Rocha, informou que eles continuarão a ser vacinados com doses da Janssen assim que uma nova remessa chegar ao Distrito Federal na próxima semana.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.