Empréstimo do CAIXA Tem vai beneficiar inscritos no auxílio e Bolsa Família

O presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, anunciou que o Caixa TEM passará a ofertar linhas de crédito após o fim do auxílio emergencial. O empréstimo do CAIXA Tem serão para beneficiários do auxílio emergencial e do Bolsa Família.

Empréstimo do CAIXA Tem vai beneficiar inscritos no auxílio e Bolsa Família
Empréstimo do CAIXA Tem vai beneficiar inscritos no auxílio e Bolsa Família (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Caixa TEM foi criado para o pagamento do auxílio emergencial. Porém, com o passar dos meses outros benefícios foram incluídos, como o seguro-desemprego e o Bolsa Família. Mesmo assim, o auxílio emergencial é o que mais trouxe clientes ao banco digital da Caixa.

Pensando nisso, e com o objetivo de continuar tendo movimentações bancárias na Poupança Social Digital está sendo estudados novos serviços. Diante disso, Guimarães informou que após o fim do auxílio emergencial será disponibilizado o empréstimo do CAXA Tem.

A linha de crédito será de até R$ 1 mil e a contratação será direito no aplicativo Caixa TEM. Sendo assim, não será preciso a uma agência da Caixa Econômica para solicitar o crédito. O empréstimo do CAXA Tem será para antigos beneficiários do auxílio emergencial.

Com isso, é esperado que as contas poupanças digitais abertas durante o período do auxílio sejam mantidas para o pagamento de outros benefícios e serviços. Atualmente, a plataforma conta com mais de 67 milhões de clientes.

O empréstimo do CAXA Tem terá taxas de juros especiais, com liberação do valor em até 24 horas após a aprovação. Como se tratam de valores baixos, Guimarães acredita que não haverá grandes problemas por falta de pagamentos.

As linhas de crédito que serão ofertadas pela Caixa serão mais acessíveis do que em outras instituições financeiras. Isso porque, os clientes irão receber condições específicas para as suas condições financeiras.

O microcrédito tem como objetivo ajudar nas despesas famílias em casos de urgência ou para iniciar o próprio negócio. Pedro Guimarães também informou que está sendo planejada a oferta de seguros e cartão de crédito para os clientes do Caixa TEM.

Atualmente, esses têm a disposição o cartão de débito virtual. Com ele é possível fazer compras, pagamentos e transferências bancárias sem sair de casa. Além disso, podem fazer pagamentos diretamente na maquininha do estabelecimento por meio do leitor de QR Code.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.