Último dia para quitar IPVA 2021 do Piauí com redução de 5% no valor

Termina hoje, 30, no Piauí, o prazo para o pagamento da cota única do IPVA 2021 com 5% de desconto. O pagamento do tributo tinha um vencimento determinado para o dia 31 de março, mas em decorrência da pandemia do coronavírus, a data foi alterada pela Sefaz (Secretaria de Fazenda do Estado). Saiba mais.

Último dia para quitar IPVA 2021 do Piauí com redução de 5% no valor
Último dia para quitar IPVA 2021 do Piauí com redução de 5% no valor (Imagem FDR)

O contribuinte que optar por pagar o IPVA de forma parcelada, pode dividir o valor em três vezes, com a primeira vencendo hoje. As outras duas parcelas tem vencimento em 30 de julho e 31 de agosto. A taxa de Licenciamento deve ser pago hoje também.

Para imprimir as guias de pagamento do IPVA 2021 Piauí, clique aqui.

“Por conta da pandemia do Coronavírus, fizemos a prorrogação para que os contribuintes tenham mais tempo de se organizar financeiramente”, disse o superintendente da Receita Estadual, Emílio Junior.

Refis IPVA 2020

No caso de contribuintes que possuem débitos em aberto do IPVA do ano passado, o Refis já está aberto e a adesão pode ser feita ate o fim do mês de agosto também através do site Sefaz.

Condições do Refiz 

  • Desconto de 95% das multas e dos juros de mora, para o pagamento à vista
  • Desconto de 80% das multas e dos juros de mora em até 06 parcelas mensais e consecutivas
  • Desconto de 70% das multas e dos juros de mora em até 12 parcelas mensais e consecutivas.

Finalidade do IPVA

20% do valor arrecadado pelo tributo é remetido para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). E o restante é dividido em 50% para o estado, e a outra parte fica para o município de registro do veículo.

A quota-parte estadual compõe o orçamento do ano e, sendo assim, é direcionada para as várias áreas de atuação do estado, como a saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.