Há mais de um ano o brasileiro vem sofrendo os impactos da pandemia da Covid-19, e das medidas que precisaram ser tomadas para conter o avanço do vírus. Entre elas, o endividamento por diminuição da renda tem ganhado destaque. Com a recomendação de isolamento, a negociação de dívidas online tornou-se uma alternativa.
Prova dessa crise são os números alarmantes de quase 15 milhões de desempregados no primeiro trimestre de 2021, segundo levantamento realizado pelo IBGE.
E 63 milhões de pessoas com o nome negativado até abril deste ano, de acordo com o último estudo apresentado pelos órgãos de proteção ao crédito.
Ainda não se sabe quando e de que forma a economia vai começar a retomar o fôlego. Mas, é fato que algumas alternativas ganham força neste momento de crise, especialmente aquelas que ajudam os brasileiros a minimizar os impactos dessa situação delicada.
Uma delas é a negociação online de dívidas, que permite que os consumidores endividados negociem suas pendências financeiras de forma prática, rápida e acessível. Sem precisar se deslocar para uma agência bancária ou outros locais, o que é ainda mais relevante em tempos de isolamento social.
A Meu Acerto, fintech criada em 2017, é uma das empresas que oferecem essa solução. Com a proposta de desburocratizar o processo de negociação de dívidas, a fintech disponibiliza condições atrativas e personalizadas para cada consumidor.
E ele tem autonomia para montar a própria proposta, levando em conta o quanto pode pagar por mês.
“Diante de um cenário de inadimplência que não para de crescer, entendemos que condições flexíveis e personalizadas de negociação, além de um processo rápido e sem burocracia para quitar as dívidas são fundamentais para ajudar os brasileiros a retomarem suas condições financeiras e conquistarem sua liberdade financeira de volta”, reforça Rodrigo Costa, fundador e diretor da Meu Acerto.
Por meio da plataforma online da fintech, o consumidor pode negociar dívidas com diversas empresas: Banco BMG, Carrefour, C6 Bank, Inter, Banco Original, Pernambucanas e SKY.
A startup também intermedia negociação dos inadimplentes com Itapeva e Recovery, duas recuperadoras de crédito que são detentoras de dívidas de outras grandes empresas, como Bradesco, Santander, Itaú, Caixa, Marisa, Natura, entre outras.
Ao negociar sua dívida no site da empresa — o que pode ser feito à vista ou de forma parcelada —, o consumidor consegue tirar seu nome do SPC ou do Serasa em 5 dias úteis após o pagamento da primeira parcela.
O nome limpo e a retomada da liberdade financeira são fundamentais para ações comuns do dia a dia, como alugar um imóvel ou financiar um carro, por exemplo.
Como negociar dívidas pela internet
O processo para negociar dívidas sem sair de casa é simples e intuitivo. Confira o passo a passo:
- Acesse acerto.com.br;
- Digite seu CPF no campo destinado a esse fim e clique em “consultar CPF”;
- Complete seu cadastro, fornecendo apenas data de nascimento e e-mail;
- Valide seu cadastro pelo link que você receberá por e-mail;
- Volte ao site e visualize as suas dívidas que estão disponíveis para negociação;
- Selecione a dívida que quer negociar e monte a sua proposta, informando quanto e como pode pagar;
- Confira no termômetro disponível no site se a sua proposta tem maior ou menor chance de ser aprovada e, se necessário, ajuste os valores informados;
- Envie sua proposta e saiba, na hora, se ela foi aceita.
Se a sua proposta for aprovada, você visualizará, imediatamente, os boletos a serem pagos para quitar a dívida! Todo o processo dura menos de 5 minutos e você pode negociar pelo computador ou celular, a qualquer hora e qualquer dia da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.
Outro ponto que vale a pena destacar é que a Meu Acerto tem nota 8,6 no Reclame Aqui, a maior plataforma de avaliação de consumidores do Brasil. A nota é considerada uma avaliação ótima, o que dá aos consumidores ainda mais tranquilidade e segurança para negociar suas dívidas por meio da empresa.
Vantagens da negociação online de dívidas
Além de permitir que os consumidores negociem as dívidas sem sair de casa, de forma rápida e segura, que outras vantagens uma negociação online oferece?
O sigilo e a privacidade do processo são, sem dúvida, pontos a serem destacados. Os métodos tradicionais de cobrança e negociação podem causar constrangimento nos consumidores inadimplentes.
Pois, além de lidar com todos os prejuízos de estar com o nome sujo, precisam enfrentar ligações insistentes e fora de hora, burocracia dos processos bancários e falta de flexibilidade e empatia em um momento tão delicado.
Ao negociar as dívidas de forma online, o consumidor pode fazer todo o procedimento no momento que achar mais conveniente e por conta própria, sem precisar falar com nenhum atendente.
Mas, se for preciso um atendimento humano, isso também é possível, por meio do chat disponível na plataforma de negociação.
Os descontos e as condições de parcelamento também costumam ser vantagens bem atrativas em uma negociação online. Como todas as etapas do processo são realizadas de forma virtual, a estrutura necessária para a prestação do serviço é significativamente menor e a redução de custos acarretada por isso é repassada aos consumidores.
Vale ressaltar que a negociação online é para todos, inclusive para os consumidores que têm dívidas mais antigas e nem tem mais o nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, mas continuam recebendo cobranças ou estão com o score do CPF baixo.
E é seguro negociar dívidas online?
A segurança é, sem dúvida, um ponto de alerta quando se fala em fazer qualquer tipo de transação online. Quando o que está em jogo é um processo que envolve dados pessoais e sensíveis, como é o caso da negociação de dívidas, a atenção precisa ser ainda maior.
O primeiro passo para garantir a segurança do procedimento é se certificar que a empresa com a qual você pretende negociar é parceira oficial do banco ou da instituição com a qual você tem dívida. Essa informação pode ser obtida nos canais oficiais das empresas.
Outra questão a ser analisada com bastante cuidado é a segurança das informações que você vai disponibilizar no site de negociação.
Uma política de privacidade clara e acessível, um certificado de segurança do site e a tecnologia de criptografia utilizada na comunicação da página são fatores que garantem um processo seguro e, por isso, devem ser observados.