2° lote da restituição do Imposto de Renda 2021 será pago hoje (30)

A Receita Federal paga hoje, 30, o 2º lote de restituição do Imposto de Renda. Neste lote estão inclusos 4,2 milhões de contribuintes e será pago um total de R$6 bilhões. Confira quem está incluso e como consultar se está neste lote.

2° lote da restituição do Imposto de Renda 2021 será pago hoje (30)
2° lote da restituição do Imposto de Renda 2021 será pago hoje (30) (Imagem FDR)

Do montante pago este lote, segundo a Receita, R$ 2,3 bilhões serão destinados para contribuintes que possuem prioridade legal. Sendo:

  • 97.082 idosos com mais de 80 anos;
  • 779.763 entre 60 e 79 anos;
  • 54.240 que tem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 385.591 contribuintes que tem no magistério sua maior fonte de renda.

Também integram este lote 2,9 milhões de contribuintes que entregaram a declaração até o dia 21 de março.

Os valores da restituição são depositados diretamente na conta bancária que cada contribuinte informou em sua declaração. Se o crédito não for efetuado, os valores podem ser resgatados no período de um ano no Banco do Brasil.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda

O contribuinte tem duas formas de consultar o valor de sua restituição. Uma delas é logo após o preenchimento da declaração do IRPF.

Ao terminar de enviar as informações, é preciso escolher qual modelo será enviado ao fisco, o simplificado ou completo.

Cada modelo possui informações especificas e sendo assim existem diferenças tanto no valor a ser restituído pelo governo, como no valor a ser tributado pelo contribuinte.

Consulte a restituição do IRPF online

Outra forma de consultar a restituição é na área de “Consulta Restituições IRPF”. É necessário digitar os dados básicos, como CPF, data de nascimento e o ano do imposto que deseja consultar. Nesse caso, o portal será aberto na quarta-feira (23).

Nesta área é possível acompanhar a restituição e saber em qual lote você receberá. Caso a restituição não seja liberada, é preciso acessar o portal e-CAC para saber o motivo.

Em 2021, foram mantidos cinco lotes de restituição como no ano passado, sendo que o primeiro foi marcado para o dia 31 de maio e o último para 30 de setembro.

Porém, de acordo com as regras, o valor da restituição é atualizada pela taxa Selic acumulada após o fim do prazo de entrega da declaração, até o mês anterior ao pagamento, acrescido de 1% no mês do depósito.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.