INSS prepara pente fino que pode suspender ou cancelar seu salário

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou um novo pente fino na lista de seus aposentados e pensionistas. O órgão informou que está realizando uma fiscalização no cadastro dos beneficiários por incapacidade temporária. 

 INSS prepara pente fino que pode suspender ou cancelar seu salário
INSS prepara pente fino que pode suspender ou cancelar seu salário (Foto: Montagem / FDR)

Essa ação tem como objetivo cortar os pagamentos de quem estiver irregular. Por conta da necessidade de enxugar o orçamento, o instituto anunciou um novo pente fino.

Os cortes serão em benefícios vinculados a incapacidade, como o auxílio doença, aposentadoria por invalidez, entre outros.

O que é o pente fino?

É uma força tarefa para reforçar a fiscalização dos cadastros já aprovados na concessão de benefícios.

Com isso, os servidores do órgão passam a analisar individualmente a documentação de cada segurado. Suspendendo o pagamento daqueles que estiverem com alguma desatualização ou fora das regras de concessão.

Até o momento, o órgão não explicou quais serão os critérios da nova análise, segundo o ofício liberado nesta semana, “os detalhes serão divulgados oportunamente”.

Levando em consideração os últimos cortes é esperado que aconteça a notificação antes do desligamento.

Os segurados com problemas em suas bases de dados deverão ser convocados para a regularização e caso a mesma não aconteça, em até 60 dias o abono será cancelado.

Como evitar o cancelamento do benefício?

Aqueles que estiverem no grupo de risco, recomenda-se prioritariamente o acesso no Meu INSS para a atualização do cadastro.

De acordo com a entrevista cedida ao UOL pela advogada Cristiane Saredo é preciso atualizar suas informações.

“Endereço, telefones de contato e e-mail têm que estar atualizados para que o instituto consiga entrar em contato. Se o segurado perde o prazo, o benefício é suspenso”, disse Saredo.

Além disso, é importante ter em mãos comprovantes médicos, como os laudos e atestados concedidos na validação do benefício. Por fim, o cidadão precisa também verificar as regras que autorizam a inclusão no abono, para entender se com a reforma da previdência seu benefício não foi alterado.

Meu INSS

A central de serviços para os segurados da Previdência está disponível na internet por meio de aplicativo ou pelo site meu.inss.gov.br.

Após cadastrar uma senha, o usuário da plataforma terá acesso a quase todas as informações sobre as suas contribuições e benefícios.

Aqueles que já recebem uma renda paga pelo INSS, devem adquirir o hábito de utilizar o sistema para realizar a consulta ao extrato de pagamento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!