Inscrições do ENEM para treineiro começam quando?

Os estudantes que querem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para se autoavaliar, podem se inscrever para a prova como treineiros. Mas vale dizer que eles não poderão escolher a modalidade de prova que desejam realizar.

Inscrições do ENEM para treineiro começam quando?
Inscrições do ENEM para treineiro começam quando? (Foto: Estadão)

As inscrições devem ser realizadas a partir do dia 30 de junho até 14 de julho. Neste ano, as provas impressas e digitais, serão iguais, com itens iguais, aplicadas nas mesmas datas. E a data de inscrições será a mesma para todos os grupos. 

As provas digitais serão exclusivas para quem já concluiu o ensino médio ou para aqueles que estão concluindo em 2021. Assim, participantes que desejarem fazer o exame como treineiros, que é uma forma de autoavaliação, deverão se inscrever para o Enem impresso.

Os treineiros serão submetidos às mesmas regras que os demais, com exceção da divulgação dos resultados que será feita 60 dias depois.

Além disso, esses participantes não podem utilizar os resultados individuais para o acesso à educação superior e a programas governamentais de financiamento.

Ou, apoio ao estudante de nível superior, mas somente para fins de autoavaliação e familiarização da prova.

Como fazer as inscrições?

Para fazer a inscrição, o participante deverá informar o número do seu CPF e a sua data de nascimento, é preciso selecionar a modalidade que deseja realizar (impressa ou digital). 

Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações. O Inep não aceita inscrição com CPF em situação irregular na Receita Federal.

O custo da taxa de inscrição do Enem é de R$ 85.

Atendimento especializado

Aqueles participantes que precisam de atendimento especializado devem informar, já no ato da inscrição.

Motivam essa solicitação as seguintes condições: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

Nome social 

Os estudantes que desejam solicitar tratamento pelo nome social poderá ser realizada após a inscrição, na Página do Participante, a partir do dia 19 de julho, até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 23 de julho.

Para a realização é necessário apresentar os seguintes documentos de comprovação das condições que o motivam: foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido. 

Os documentos enviados fora do prazo ou externos à Página do Participante não serão aceitos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!