Entrou com recurso contra negativa na isenção do ENEM? Resposta sai hoje (25)

Candidatos que solicitaram a revisão da negativa de isenção da taxa do ENEM 2021 poderão consultar o resultado. O período de inscrição no exame será aberto a partir do próximo dia 30 de junho.

Entrou com recurso contra negativa na isenção do ENEM? Resposta sai hoje (25)
Entrou com recurso contra negativa na isenção do ENEM? Resposta sai hoje (25) (Imagem/Divulgação: INEP/Twitter)

Todos os anos os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio podem solicitar a isenção da taxa de inscrição no exame. Com isso, eles conseguem participar das provas de forma gratuita.

No entanto, esse recurso é analisado e nem todos são aprovados. Para quem foi negado, o INEP disponibiliza o recurso que terá o resultado divulgado hoje, 25.

A consulta ao resultado do recurso poderá ser feita diretamente na Página do Participante.

Isenção do ENEM, quem tem direito?

De acordo com o edital e abertura dos pedidos de isenção, as pessoas que têm direito a esse recurso são:

  • Estudantes do último ano do ensino médio na rede pública em 2021;
  • Alunos que fizeram todo o ensino médio inteiro em escolas públicas ou como bolsistasintegrais em instituições particulares (com renda mensal familiar per capita de até 1,5 salário mínimo);
  • Pessoas em vulnerabilidade econômica inscritas no CadÚnico.

Houveram pedidos de deputados e até mesmo da Defensoria Pública para a ampliação do público que receberia essa isenção, mas eles não foram atendidos.

Os pedidos foram feitos na tentativa de atender aos estudantes que não compareceram ao exame de 2020 por conta da pandemia.

Vale lembrar que na edição anterior houve um alto índice de abstenções 55,3% na versão impressa e 71,3% na digital.

ENEM 2021

Nessa edição do exame algumas medidas de prevenção continuarão a ser adotadas, como o uso de máscara, distanciamento social, higienização das mãos, entre outras. Inclusive, pode até mesmo acontecer de, novamente, termos um número reduzido de pessoas em cada sala de prova.

Mas todas essas informações só serão conhecidas com a divulgação do edital do ENEM 2021.

O que já se sabe é que a estrutura da prova será mantida, inclusive os exames impresso e digital ocorrerão nos mesmos dias.

Serão dois domingos seguidos:

  • 21 de novembro: 45 questões de linguagens, 45 questões de ciências humanas e Redação.
  • 28 de novembro: 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

Acompanhe a editoria de carreiras do FDR  e fique bem informado.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.