Concurso do Ibama vai sair? Salles havia anunciado 1 mil vagas

O Concurso do Ibama está previsto para sair há um bom tempo. Em uma entrevista concedida na quarta-feria, 23, o ex-ministro do Meio-Ambiente, Ricardo Salles, anunciou as novidades do concurso e se ele será aberto ou não nos próximos meses.

Concurso do Ibama vai sair? Salles havia anunciado 1 mil vagas
Concurso do Ibama vai sair? Salles havia anunciado 1 mil vagas (Imagem: Reprodução Ponto dos Concursos)

Concurso do Ibama

Muitos candidatos estão com às expectativas alta referente à abertura do concurso público do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Até então, não havia nada definido se o concurso iria sair ou não. Todavia, o ex-ministro do Meio-Ambiente, Ricardo Salles, esclareceu todas às dúvidas nesta semana.

Em uma entrevista, durante uma coletiva, que aconteceu na última quarta-feira, 23, o ex-ministro, Ricardo Salles, confirmou que os concursos públicos do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) serão abertos. E, ainda, contarão com mais de mil vagas para diversos cargos.

“Foi autorizado pelo presidente e pelo Ministério da Economia para que seja implementado, já na próxima semana, o concurso para abertura de cerca de mil vagas entre Ibama e ICMBio. Isso foi decorrente desse esforço de reequipar órgãos, que nós recebemos com problemas graves de falta de pessoal”, disse o ex- ministro.

Todas as informações, como: certame responsável e se às vagas serão para ingresso de servidores efetivos ou temporários, não foram esclarecidas pelo ex-ministro.

Solicitação do concurso

O Ibama enviou um aval para o Ministério da Economia solicitando à liberação do edital com 2.311 vagas efetivas, para candidatos de nível médio e superior. O aval apresentou à seguinte distribuição:

  • 1.005 vagas para o cargo de Técnico Administrativo;
  • 970 vagas para o cargo de Analista Ambiental;
  • 336 vagas para o cargo de Analista Administrativo.

A remuneração inicial dos cargos varia de R$4.063,34 a R$ 8.547,64.

O últimos concursos do Ibama aconteceram em: 2012, 2013 e 2014. À banca responsável foi a Cebraspe. Eles contaram com duas etapas de seleção, de caráter eliminatório e classificatório, sendo: prova objetiva e uma redação.

À prova objetiva foi composta por 120 questões, sendo: 50 questões de conhecimentos básicos e as outras 70 questões foram de conhecimentos específicos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!