O Concurso do Ibama está previsto para sair há um bom tempo. Em uma entrevista concedida na quarta-feria, 23, o ex-ministro do Meio-Ambiente, Ricardo Salles, anunciou as novidades do concurso e se ele será aberto ou não nos próximos meses.
Concurso do Ibama
Muitos candidatos estão com às expectativas alta referente à abertura do concurso público do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Até então, não havia nada definido se o concurso iria sair ou não. Todavia, o ex-ministro do Meio-Ambiente, Ricardo Salles, esclareceu todas às dúvidas nesta semana.
Em uma entrevista, durante uma coletiva, que aconteceu na última quarta-feira, 23, o ex-ministro, Ricardo Salles, confirmou que os concursos públicos do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) serão abertos. E, ainda, contarão com mais de mil vagas para diversos cargos.
“Foi autorizado pelo presidente e pelo Ministério da Economia para que seja implementado, já na próxima semana, o concurso para abertura de cerca de mil vagas entre Ibama e ICMBio. Isso foi decorrente desse esforço de reequipar órgãos, que nós recebemos com problemas graves de falta de pessoal”, disse o ex- ministro.
Todas as informações, como: certame responsável e se às vagas serão para ingresso de servidores efetivos ou temporários, não foram esclarecidas pelo ex-ministro.
Solicitação do concurso
O Ibama enviou um aval para o Ministério da Economia solicitando à liberação do edital com 2.311 vagas efetivas, para candidatos de nível médio e superior. O aval apresentou à seguinte distribuição:
- 1.005 vagas para o cargo de Técnico Administrativo;
- 970 vagas para o cargo de Analista Ambiental;
- 336 vagas para o cargo de Analista Administrativo.
A remuneração inicial dos cargos varia de R$4.063,34 a R$ 8.547,64.
O últimos concursos do Ibama aconteceram em: 2012, 2013 e 2014. À banca responsável foi a Cebraspe. Eles contaram com duas etapas de seleção, de caráter eliminatório e classificatório, sendo: prova objetiva e uma redação.
À prova objetiva foi composta por 120 questões, sendo: 50 questões de conhecimentos básicos e as outras 70 questões foram de conhecimentos específicos.