C6 Bank, Banco PAN e Safra lideram ranking de reclamações por consignado

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a margem do empréstimo consignado do INSS foi estendido por mais um ano. Isto fez com que a quantidade de reclamações em decorrência de fraudes crescesse de forma considerável.

C6 Bank, Banco PAN e Safra lideram ranking de reclamações por consignado
C6 Bank, Banco PAN e Safra lideram ranking de reclamações por consignado (Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels)

O empréstimo consignado do INSS é uma das maneiras de conceder crédito com juros e condições especiais para os aposentados e pensionistas. Mas, muitas destas pessoas tem sofrido com fraudes na contratação do serviço.

Esta situação fez aumentar a quantidade de reclamações a respeito do consignado do INSS sem autorização. Os apontados e pensionistas vem encontrando descontos indevidos em sua folha de pagamento por conta das fraudes.

O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) e o Banco Central estão fazendo análises sobre estas reclamações. Eles divulgaram um ranking trimestral das instituições com mais reclamações:

  • C6 Bank
  • Banco Pan
  • Safra
  • Daycoval
  • Itaú
  • Santander
  • Caixa Econômica Federal
  • Paraná Banco
  • Bradesco
  • BMG

Reclamações 

As queixas são, em especial, pelo mau atendimento e pelos empréstimos concedidos de maneira indevida. Em 2020, foi registrado um aumento nas reclamações para os bancos pelas mesmas razões. As instituições foram notificadas pelo Procon.

Quem foi vítima de um golpe como esse deve procurar o banco para bloquear o empréstimo, registar boletim de ocorrência e protocolar as queixas nos órgãos de defesa do consumidor.

Se mesmo com a reclamação o problema não for solucionado, a vítima deverá entrar na Justiça pois a responsabilidade é do banco e do INSS. O valor cobrado de forma indevida deve ser ressarcido em dobro como manda o Código de Defesa do Consumidor.

Como não cair no golpe do consignado do INSS

De acordo com especialistas em segurança de dados, os dados pessoais não devem ser informados para outras pessoas ou sites da internet. Só preencha formulários em sites confiáveis e evite informar dados pelo telefone.

Uma outra dica importante é sempre conferir o benefício. Dessa forma, é possível ver o extrato previdenciário, no caso de aposentados e pensionistas do INSS. No extrato consta  todos os pagamentos e descontos. Sempre observe o extrato com atenção para verificar se existe algum desconto que você não reconhece.

Para consultar o extrato previdenciário acesse o site ou app Meu INSS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.