A capital paulista terá o cronograma de imunização contra a Covid-19 afetado devido à falta de vacinas nos postos organizados pela cidade. Por esta razão a Prefeitura de São Paulo (SP) decidiu suspender a vacinação nesta terça-feira, 22.
No entanto, o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, informou durante uma entrevista à rádio Eldorado, que os pontos de vacinação já começaram a ser restabelecidos, possibilitando a retomada da imunização amanhã, 23.
Portanto, a paralisação de um dia na aplicação das vacinas da Covid-19 não será um agravante no esquema vacinal da capital.
“Nós acreditamos que o PNI vai conseguir manter o abastecimento [de vacinas] e nós vamos manter o calendário”, ressaltou o secretário de Saúde de SP.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), ainda disse que os pontos de imunização serão contemplados por cerca de 188 mil doses das vacinas contra a Covid-19, devidamente repassadas pelo Governo do Estado.
O esgotamento das doses aconteceu em virtude da alta procura dos adultos na faixa etária de 50 a 59 anos pela vacinação. Cerca de 90% deste público já foi imunizado.
Nesta segunda-feira, 21, a cidade de São Paulo estava em posse de 50 mil doses de vacinas contra a Covid-19, número que foi drasticamente reduzido para a marca de 22 mil doses até as 13h de ontem (21).
Foi então que centenas de pontos de vacinação da cidade começaram a relatar o baixo nível no estoque, considerando também a alta procura durante o último fim de semana.
Ao todo, a cidade de São Paulo possui 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), três centros de saúde e 17 serviços de atenção especializada, os quais foram afetados pela falta de vacinas.
Boa parte destes pontos de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, embora o aplicativo De Olho na Fila, tenha indicado que já por volta das 18h, 315 postos já haviam interrompido os atendimentos.
A retomada da aplicação das vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira, 23, irá contemplar os adultos de 49 anos. Na quinta-feira, 24, será a vez de pessoas na faixa etária de 48 anos, e assim por diante.
O sábado, 26, será reservado para a repescagem do grupo com idade entre 45 a 49 anos que não conseguiu se dirigir aos postos de vacinação durante a semana. Veja a seguir o cronograma de vacinação dos próximos dias:
- 23, quarta-feira: 49 anos;
- 24, quinta-feira, 48 anos;
- 25, sexta-feira: 45 a 47 anos;
- 26, sábado: repescagem de 45 a 49 anos.