4 coisas para fazer com a restituição do Imposto de Renda

Com lotes de pagamento que começaram em 31 de maio, veja 4 coisas para
fazer com a restituição do Imposto de Renda.
4 coisas para fazer com a restituição do Imposto de Renda
4 coisas para fazer com a restituição do Imposto de Renda (Imagem: Freepik)

Algumas pessoas que declaram o imposto têm direito a receber parte do valor em retorno. Mas o que fazer com a restituição do imposto de renda? Conheça 4 sugestões!

A restituição do imposto de renda acontece porque, alguns contribuintes, pagam mais impostos do que deveriam ao longo do ano.

Da mesma forma, os contribuintes que não pagaram impostos adequadamente, precisam “completar” o valor e dar mais dinheiro à Receita. É o caso de quem tem mais de uma fonte de renda.

De acordo com a Receita Federal, o lote de restituição do imposto de renda de 2020 é o maior de todos os tempos, tanto no valor monetário quanto no número de contemplados.

Por isso, se você vai receber um montante “de volta”, a dica é dar um destino certo para seu dinheiro. Descubra 4 coisas para fazer com a restituição do imposto de renda.

1. Pagar dívidas

Em um ano de pandemia, com altos e baixos na vida financeira de muita gente, parte da população acumulou dívidas.

Pagar o que está atrasado é uma das coisas para fazer com a restituição do imposto de renda.

Para escolher qual conta pagar, a dica é levantar qual delas é mais urgente ou aquela que tem maior incidência de juros.

Além disso, procure negociar com o órgão devedor. Muitas vezes, as instituições preferem receber menos, do que ter um prejuízo.

Com as dívidas pagas, vale se organizar para que isso não aconteça novamente. Na internet, é possível encontrar vários modelos de planilhas de gastos em PDF.

Nesses casos, você pode converter PDF para Word para deixar o arquivo editável, utilizando a ferramenta online Small PDF.

Assim, você consegue uma planilha funcional, com a possibilidade de inserir suas informações, para nunca mais entrar em dívidas.

2. Fazer investimento

Para quem não tem dívidas em aberto, uma boa opção do que fazer com a restituição do imposto de renda é um investimento.

Nesse sentido, existem diferentes possibilidades disponíveis. Quem se interessa pelo mercado financeiro, pode encontrar oportunidades nas ações ou nas criptomoedas.

Há também alguns investimentos mais tradicionais, como o CDB ou o tesouro direto. Embora rendam menos, são opções mais seguras.

Você também pode considerar como um investimento a abertura de um empreendimento. E com as novas possibilidades de trabalho que surgiram com a pandemia, não é preciso muito dinheiro para abrir um negócio.

4 coisas para fazer com a restituição do Imposto de Renda
4 coisas para fazer com a restituição do Imposto de Renda (Imagem: Freepik)

3. Qualificação profissional

São mais de 14 milhões de desempregados no Brasil atualmente. Ainda assim, as empresas passam por dificuldades para encontrar profissionais.

Isso acontece porque boa parte das pessoas não contam com qualificação. De acordo com pesquisas, 50% das indústrias não encontram pessoas qualificadas.

Por isso, uma das coisas para fazer com a restituição do imposto de renda é buscar meios de se qualificar.

Aproveite esse dinheiro para fazer cursos que possam contribuir para o seu crescimento no mercado de trabalho.

Para quem tem dificuldade em escolher uma área, a sugestão é buscar os caminhos com mais demanda, como TI, marketing e atendimento.

4. Tire férias

Agora, se nenhuma das coisas para fazer com a restituição do imposto de renda apresentadas anteriormente for de seu agrado, que tal usar o dinheiro para tirar férias?.

Essa é uma ótima oportunidade para valorizar o turismo local, tanto em destinos próximos ao seu endereço, quanto em lugares mais distantes do Brasil.

Uma pesquisa recente apontou que 55% das pessoas entrevistadas pretendem conhecer novos destinos, próximos ao local de residência.

Assim, se você não tem dívidas ou não sente a necessidade de investir na sua própria qualificação, pode considerar tirar férias, optando por destinos brasileiros.

Além de ser um momento relaxante, você ajuda a economia do país.

4 coisas para fazer com a restituição do Imposto de Renda (Imagem: Freepik)
4 coisas para fazer com a restituição do Imposto de Renda (Imagem: Freepik)

Quando começa a restituição?

A Receita Federal já divulgou as datas em que a restituição do imposto de renda deve acontecer. Os lotes estão agendados para os seguintes dias:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 30 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

O primeiro lote está direcionado para idosos com mais de 80 anos, além de contribuintes com condições específicas de saúde.

Você pode ter uma previsão de restituição do imposto de renda ao acessar o portal da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e finalizar com “Consultar Restituição”.

Então, é só esperar para receber o seu valor de retorno! Até lá, dá tempo de decidir o que fazer com a restituição do imposto de renda.