Governo do estado começa a pagar a primeira parcela do abono natalino em Fortaleza. Na última semana, os servidores públicos do estado do Ceará foram informados que teriam seus 13º salários antecipados. A medida faz parte do pacote de contenção do novo coronavírus. Saiba como sacar.
Mais um abono trabalhista sendo liberado antecipadamente. Diante da atual crise econômica que afeta todo o país, o governo do Ceará deu início ao pagamento do 13º salário de seus servidores.
O benefício começou a ser ofertado nesta segunda-feira (21), correspondendo a 50% de seu valor total.
Como sacar o 13º salário?
O abono natalino vem sendo enviado diretamente para as contas bancárias dos servidores. Isso implica dizer que não há mudanças na forma de pagamento, podendo o sujeito ter acesso aos recursos através de seus aplicativos bancários ou fazendo a retiradas nas instituições.
No que diz respeito ao prazo máximo para retirada, por se tratar do 13º o cidadão pode utiliza-lo quando desejar. A não realização do saque não resultará em entraves nos demais 50% a serem enviados a partir de julho.
Informativos do governo
Ainda sentindo os fortes impactos do novo coronavírus, o governo do estado do Ceará informou que a liberação do 13º deverá fomentar o comércio e assim garantir uma maior rotatividade financeira na região ao longo das próximas semanas.
Somente em Fortaleza, a previsão é de que mais de 33 mil servidores e 17 mil aposentados e pensionistas sejam contemplados. Na capital, o benefício será liberado em 40% neste mês e o restante deverá ser depositado entre julho e agosto.
“Certamente vai ajudar a fomentar nossa economia. São quase 51 mil servidores ativos, inativos e pensionistas que vão receber o pagamento da primeira parcela”, disse prefeito José Sarto, em uma live realizada no mês passado.
Já em âmbito estadual, a previsão é de que mais de 130 mil colaboradores ativos e inativos recebam o abono. Ao todo, o governo estará investido aproximadamente R$ 500 milhões, segundo informações liberadas pelo governador Camilo Santana.
“Vamos antecipar por conta da pandemia. É um esforço para movimentar a economia do Estado, injetar dinheiro no comércio. Isso é importante para a economia, para o comércio, para os serviços e gera oportunidades”, afirmou.