Como funciona o emplacamento inteligente do Detran-DF? Entenda tudo!

Na última quinta-feira (17), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou o Primeiro Emplacamento Inteligente (PEI), para quem adquirir veículo zero km. O PEI ocorre diretamente na concessionária. Entenda como funciona o emplacamento inteligente do Detran-DF.

Como funciona o emplacamento inteligente do Detran-DF? Entenda tudo!
Como funciona o emplacamento inteligente do Detran-DF? Entenda tudo! (Imagem: Renato Araújo/Agência Brasília)

Conforme a evolução tecnológica implementada pelo Detran Digital, o PEI consiste no registro simplificado e imediato, no sistema do Departamento. A novidade abrange os veículos novos adquiridos junto a concessionárias do Distrito Federal.

Com o PEI, a concessionária participante informará o Detran, via sistema, os dados pessoais do comprador, o chassi do veículo e informações do contrato de financiamento, caso tenha. De forma automática, o número da placa do veículo e o Certificado de Registro e Licenciamento Eletrônico (CRLV-e) serão gerados.

Segundo o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia, a partir de agora, o cidadão que comprar o carro zero, por exemplo, já sairá da loja com o veículo registrado, com o CRLV-e disponível no aplicativo Detran Digital, e com o número da placa.

O diretor destaca que o processo acontece sem a intervenção de terceiros. Também não haverá custos a mais para o consumidor.

Custos do emplacamento inteligente do Detran-DF

Conforme o diretor-geral, as concessionárias deverão recolher apenas as taxas de serviços relacionadas a:

Da concessionária, o Detran cobra uma taxa de R$ 6,85 por cada acesso. O órgão destaca que é obrigação da concessionária expor, em suas dependências, de forma clara e elegível, os valores referentes à prestação dos serviços pelo Detran-DF relacionados ao emplacamento.

Licenciamento Digital: Como pagar, emitir e consultar o CRLV-E

Como aderir ao PEI

As concessionárias interessadas em disponibilizar o emplacamento digital aos clientes precisam ser legalmente constituídas e registradas no âmbito do Distrito Federal.

Para efetuar a adesão ao PEI, será preciso apresentar a documentação exigida na Instrução nº 350, de acordo com a relação abaixo, mas unidades do Detran que possuem o serviço do protocolo:

As empresas que cumprirem os requisitos terão direito a até duas autorizações de acesso ao sistema informatizado do Detran. Estas serão válidas por 12 meses, podendo ser renovadas — desde que comprovadas as exigências definidas acima.

O Detran-DF planeja que, em breve, as transações digitais estejam disponíveis na relação de transferência de veículos utilizados entre pessoas físicas.

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile