Prova do ENEM 2021 impressa vai contar com treineiros, diz INEP

Treineiros poderão participar apenas da prova impressa do ENEM 2021, ficando excluídos da versão digital do exame. As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio começam em 30 de junho.

Prova do ENEM 2021 impressa vai contar com treineiros, diz INEP
Prova do ENEM 2021 impressa vai contar com treineiros, diz INEP (Imagem/Reprodução: BBC/Getty Imagens)

Nos últimos dias muitas notícias davam conta de que o INEP avaliava retirar a participação desse grupo nesse ano. No entanto, o próprio órgão já anunciou que haverá sim a participação, apenas na prova impressa.

Eles participam do exame no mesmo dia, mas o resultado é divulgado posteriormente e serve apenas para adquirirem conhecimento quanto a prova e avaliar seu desempenho.

Estou no último ano do ensino médio, sou treineiro no ENEM 2021?

Não, um estudante que já está no último ano do ensino médio e vai concluir os estudos em dezembro de 2021 não é considerado treineiro.

Isso porque, a nota do exame de 2021 é usada para ingresso no ensino superior apenas em 2022, quando esse estudante já terá concluído o ensino médio

São considerados treieneiros todos os estudantes que fazem o ensino médio, mas não irão concluir essa etapa em 2021, ou seja, estão no primeiro ou segundo ano.

Para o INEP a definição de treineiros é a seguinte:

  • Concluirá o ensino médio após o ano letivo da edição do exame;
  • Não estejam cursando e não concluiu o ensino médio.

Inscrições do ENEM 2021

As etapas de inscrição abaixo servem para treineiros e candidatos regulares; confira:

  1. Acesse a Página do Participante;
  2. Na tela inicial a assistente virtual Nanda irá solicitar o CPF e a data de nascimento do participante. Após a inserção desses dados o estudante terá que começar a preencher a ficha com os demais dados pessoais;
  3. O passo seguinte é a criação de uma senha;
  4. Durante a inscrição que é possível solicitar o atendimento especial. Esse recurso é voltado aos estudantes que necessitam de provas adaptadas, por exemplo.
  5. Também na inscrição é que o candidato seleciona a Língua estrangeira que pretende responder na prova e a cidade em que irá participar;
  6. A próxima etapa será para inserir os dados do ensino médio;
  7. Por fim, o estudante precisa responder ao questionário socioeconômico.

A inscrição vai acontecer de 30 de junho a 14 de julho.

Acompanhe a editoria de carreiras do FDR  e fique bem informado.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA