Araraquara e Bauru adotam medidas restritivas no comércio; o que vai funcionar?

A pandemia continua ditando os rumos do funcionamento do comércio em várias partes do Brasil. Cidades como Bauru e Araraquara voltaram a aplicar medidas mais restritivas após registrarem aumento nos casos de covid-19. Saiba como está a situação nestes dois municípios.

Araraquara e Bauru adotam medidas restritivas no comércio; o que vai funcionar?
Araraquara e Bauru adotam medidas restritivas no comércio; o que vai funcionar? (Imagem: José Fernando Ogura/AEN)

Bauru

Nesta quarta, 16, a prefeitura de Bauru publicou um novo decreto com medidas mais severas para controlar a pandemia. A multa para quem descumprir as determinações também aumentou e agora tem o valor de cerca de R$6,7 mil.

As novas regras entram em vigor hoje, 18 e seguem até o final de junho. O crescimento nos índices da doença e o maior movimento nas unidades de urgência motivou a decisão.

Como fica o comércio em Bauru 

  • Estabelecimentos: permitido no máximo 30% da capacidade em todos os segmentos
  • Comércio em geral:  funcionamento das 6h às 21h
  • Shoppings e galerias comerciais: lojas das 6h às 21h. 
  • Praça de alimentação das 6h às 19, com fechamento das portas até 20h. Bebida alcoólica proibida após as 19h, e em todos os horários aos finais de semana
  • Supermercados:  entrada de somente uma pessoa por família
  • Bares, restaurantes, lanchonetes e similares: das 6h às 19h e até às 20h deve ocorrer o encerramento total das atividades. Após este horário, apenas delivery e ‘drive thru’, exceto bebida alcoólica
  • Venda de bebida alcoólica: proibida em todos os estabelecimentos, das 19h às 6h, em todos os dias da semana. Aos fins de semana, a venda fica proibida em todos os horários
  • Consumo de bebida alcoólica em vias públicas: proibido totalmente
  • Delivery e “drive-thru”: 24 horas por dia, em todos os dias da semana, com exceção da comercialização de bebidas alcoólicas, proibida das 19h às 6h
  • Esportes coletivos”permitido apenas para equipes profissionais
  • Igrejas e templos religiosos: podem funcionar, com no máximo 30% da capacidade

Araraquara 

Em Araraquara, a secretária da Saúde, Eliana Honain, anunciou um novo lockdown na cidade. A medida entra em vigor neste domingo, 20, às 12h e segue até o dia 27 de junho.

As atividades reabrirão após três dias seguidos com taxas abaixo de 20% para sintomáticos ou 15% na testagem da população em geral.

“Seguramos a pandemia até o mês de maio, mas é evidente, se não tem barreira imunológica, toda vez que flexibiliza, permite a circulação de pessoas, a contaminação volta a crescer. E estamos vendo no Brasil inteiro aquilo que se chama de terceira onda. A contaminação cresceu em todo o Brasil”, disse o prefeito Edinho Silva.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.