A vacinação no município de São Paulo irá imunizar todas as pessoas de 50 anos ou mais até o próximo sábado (19). Para isso, o calendário de vacinação para esse grupo iniciará hoje, quarta-feira (16), e será de forma escalonada para evitar aglomerações.
O calendário de vacinação para pessoas sem comorbidades a partir dos 50 anos foi divulgado pela prefeitura de São Paulo na terça-feira (15). A aplicação das doses acontecerá de forma escalonada durante quatro dias.
O prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que o calendário de vacinação de SP não é um adiamento do que foi estabelecido pelo governo do Estado. As datas estabelecidas se tratam de uma aplicação escalonada, conforme o recebimento dos imunizantes.
Nunes afirmou que o município irá receber as vacinas de forma fracionada. Portanto, a aplicação das doses acontecerá por faixa etária. Mesmo assim, o prefeito garantiu que esse grupo receberá a primeira dose até o sábado.
Além disso, afirmou que o calendário de vacinação da população em geral de SP continuará. A previsão é que as pessoas maiores de 18 anos que residem em São Paulo recebam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até o dia 15 de setembro.
O prefeito ainda esclareceu que a divisão do grupo que irá receber a dose também é para evitar filas e aglomerações nos pontos de vacinação. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde a capital possui 1,7 milhão de pessoas com 50 anos ou mais.
Porém, atualmente, o município atua com 600 pontos de imunização espalhados por todas as regiões. Por esse motivo, o calendário de vacinação escalonada contribuirá para que esse momento não seja conturbado.
Calendário de vacinação SP
- Quarta-feira (16): 56 e 57 anos;
- Quinta-feira (17): 54 e 55 anos;
- Sexta-feira (18): 52 e 53 anos;
- Sábado (19): 50 e 51 anos;
- Segunda-feira (21): retardatários;
- Terça-feira (22): retardatários.
Com isso, o município de São Paulo pretende finalizar a campanha de vacinação para as pessoas a partir dos 50 anos até o dia 22. Após isso, as novas doses que forem entregues serão destinadas para outros grupos até finalizar no dia 15 de setembro com os jovens com 18 anos.
O secretario municipal de saúde, Edson Aparecido, informou que o Ministério da Saúde garantiu o envio das doses destinadas para a vacinação nesta semana. Por esse motivo, até o momento não há nenhum impedimento para a aplicação.