PAS da UFLA encerra inscrições nesta terça-feira (15); participe

Estudantes que vão fazer o PAS da UFLA têm até hoje (15) para se inscrever na segunda etapa do sistema de seleção. Saiba mais informações sobre essa e demais etapas da seleção de ingresso na instituição.

PAS da UFLA encerra inscrições nesta terça-feira (15); participe
PAS da UFLA encerra inscrições nesta terça-feira (15); participe (Imagem/Divulgação: UFLA)

O PAS é o programa de avaliação seriada, com ele o estudante participa de provas nas 3 séries do ensino médio e só no último ano é que sua nota final é gerada e ele pode ingressar no ensino superior.

Diferente do vestibular, nesse sistema o estudante é avaliado apenas quanto aso assuntos que estudou naquele ano, e não de um modo geral como acontece no tradicional vestibular.

Segunda etapa do PAS da UFLA

Podem participar dessa etapa na Universidade Federal de Lavras todos aqueles estudantes que fizeram o 2º ano do ensino médio em 2020.

A taxa é de R$ 120 e ela pode ser feita no site do PAS – Triênio 2020-2022. Quem solicitou a isenção da taxa de inscrição pode consultar o resultado acessando o mesmo site de inscrições.

As provas dessa etapa serão nos dias 25 e 26 de setembro e serão divididas da seguinte forma:

  • Dia 25 (Sábado): 40 questões objetivas distribuídas por Matemática, Química, Física e Biologia.
  • Dia 26 (Domingo): Redação + 40 questões objetivas distribuídas por Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Filosofia/Sociologia, História e Geografia.

O resultado desse triênio será divulgado no dia primeiro de dezembro.

Primeira e segunda etapas do PAS da UFLA

Quem deseja participar da primeira etapa terá que esperar um pouco, pois a instituição ainda não divulgou as datas de aplicação do exame para esse grupo.

É provável que os estudantes que estão fazendo o primeiro ano do ensino médio em 2021 façam a prova apenas no segundo semestre de 2022. A estimativa é de que o edital, com mais informações, seja divulgado ainda nesse ano.

Já os participantes da terceira etapa já passaram pela seleção, que ofertou 532 vagas.

Esses candidatos que ingressaram no ensino superior em 2021 foram selecionados sem aplicação de provas, mas com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio. O resultado foi divulgado em maio.

Acompanhe a editoria de carreiras do FDR  e fique bem informado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.