Meu benefício do INSS foi bloqueado; e agora? Saiba como ter salário de volta

Pontos-chave
  • Benefício do INSS pode ser bloqueado por falta de atualização dos dados cadastrais;
  • Prova de vida deve ser realizada anualmente para garantir o salário previdenciário;
  • Prova de vida voltou a ser obrigatória no dia 1º de junho.

O cidadão que recebe algum benefício do INSS não pôde tê-lo bloqueado até o mês de maio. Isso porque, devido à pandemia da Covid-19, a prova de vida estava suspensa desde o ano passado. 

Meu benefício do INSS foi bloqueado; e agora? Saiba como ter salário de volta
Meu benefício do INSS foi bloqueado; e agora? Saiba como ter salário de volta. (Imagem: FDR)

A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um procedimento obrigatório, capaz de comprovar que o segurado da autarquia permanece vivo. E assim, manter o pagamento do benefício do INSS por mais um ano. 

De acordo com o novo calendário divulgado, os segurados do instituto devem realizar a prova de vida nas seguintes datas para evitar o bloqueio do benefício do INSS. Veja:

Vencimento da prova de vida Novo prazo
Março e Abril de 2020 Junho de 2021
Maio e Junho de 2020 Julho de 2021
Julho e Agosto de 2020 Agosto de 2021
Setembro e Outubro de 2020 Setembro de 2021
Novembro e Dezembro de 2020 Outubro de 2021
Janeiro e Fevereiro de 2021 Novembro de 2021
Março e Abril de 2021 Dezembro de 2021

De acordo com os dados apresentados pela autarquia, aproximadamente, 36 milhões de segurados são obrigados a realizar o procedimento anualmente.

A prova de vida do INSS, “renovação de senha” ou “fé de vida”, denominações pelas quais também é conhecida, trata-se de uma medida obrigatória a todos os segurados do INSS que desejam assegurar a permanência dos benefícios obtidos. 

A prova de vida do INSS tem entre os principais objetivos evitar fraudes e pagamentos indevidos. Na oportunidade, o Governo Federal declarou que a atualização dos cadastros acontecerá gradativamente, para evitar aglomerações nas agências bancárias ao desbloquear o benefício. 

Em um primeiro momento, a prova de vida do INSS deve ser realizada presencialmente junto à instituição financeira pagadora do benefício previdenciário.

Na situação de segurado incapaz de se locomover até a agência bancária, existem algumas alternativas. Como: a elaboração de uma procuração autorizando a execução do procedimento por terceiros, ou o agendamento de uma visita dos servidores do INSS a domicílio. 

Portanto, entende-se que o procedimento capaz de evitar o bloqueio do benefício do INSS não é mais uma exclusividade das agências da Previdência Social. Veja a seguir, os principais e mais viáveis formatos de procedimentos que asseguram o pagamento dos valores previdenciários mensalmente.

Prova de vida virtual 

Um total de 5,3 milhões de segurados do INSS foram convocados para a prova de vida no formato de biometria facial. O projeto piloto foi elaborado em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a Dataprev e o Serpro. 

A prova de vida do INSS por biometria facial deve ser feita pelo aplicativo Meu gov.br, disponível na Play Store para Android e App Store para iOS. No entanto, há uma particularidade neste formato visando a segurança dos dados pessoais de cada cidadão. É essencial que o segurado tenha sido notificado via mensagem de texto (SMS) ou e-mail para executar o procedimento. 

Feito o procedimento, é possível acompanhar a análise pelo aplicativo Meu INSS. Mas antes disso, é preciso seguir estes passos:

  • Acesso o app Meu gov.br, clique em “Autorizações”. selecione a autorização marcada como pendente e clique em “Autorizar”;
  • Confirme que aceita autorizar clicando em “Realizar Validação”;
  • Clique em “Permitir” para que o app tenha acesso à câmera do aparelho celular;
  • Para confirmar a identidade preencha o campo com a informação solicitada perante o documento e clique em “Prosseguir”;
  • Leia atentamente as dicas para fazer a prova de vida do INSS;
  • O app fará a leitura das imagens do rosto do segurado. Siga os comandos de tela e o círculo começará a ficar verde;
  • Tente não tirar o rosto do círculo. Se isso acontecer, será preciso começar o processo novamente;
  • Também é possível realizar o procedimento utilizando a câmera traseira com a ajuda de terceiros;
  • A barra apresentada no inferior da tela irá indicar o tempo restante para concluir os movimentos faciais;
  • Terminado os movimentos adequadamente, a prova de vida do INSS estará concluída.

Prova de vida no caixa eletrônico

Com o intuito de promover ainda mais agilidade na vida dos segurados que continuam se dirigindo às agências bancárias para realizar a prova de vida do INSS presencialmente, algumas instituições liberaram o procedimento através dos terminais de autoatendimento, ou seja, caixas eletrônicos. Veja o funcionamento nos principais bancos!

Caixa Econômica Federal

No que se refere aos clientes da Caixa Econômica que possuem identificação biométrica podem realizar a prova de vida do INSS pelos terminais de autoatendimento. Sendo assim, basta que façam qualquer transação nos caixas eletrônicos, como saques ou depósitos utilizando a biometria. 

Esta ação será automaticamente caracterizada como prova de vida, garantindo os próximos pagamentos do benefício do INSS. Ressaltando que a Caixa não oferece este serviço pelo celular.

Meu benefício do INSS foi bloqueado; e agora? Saiba como ter salário de volta
Meu benefício do INSS foi bloqueado; e agora? Saiba como ter o salário de volta. (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Banco do Brasil

Por outro lado, os clientes do Banco do Brasil devem realizar a prova de vida do INSS pelo aplicativo da instituição. O procedimento está disponível desde o dia 5 de março. O banco  também tem se esforçado para promover outros formatos aos clientes que recebem os benefícios previdenciários com cartão magnético. 

Para realizar o procedimento por celular, basta acessar o aplicativo e selecionar o campo “Serviços”, seguido de “INSS”. Nesta página o usuário ainda encontrará outro botão, o da “Prova de vida do INSS”. Ao clicar nele, será solicitado uma foto frente e verso da identidade. 

Meu benefício foi bloqueado, e agora?

Ter o benefício do INSS bloqueado é uma surpresa e pode causar certo desespero, especialmente porque esta é a principal ou única fonte de renda de muitos brasileiros.

Contudo, nota-se que é fácil resolver o problema e ter o salário de volta. Basta escolher um dos procedimentos apresentados acima e seguir o passo a passo corretamente.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.