Itaú e Omie lançam plataforma de ajuda aos pequenos negócios

Em parceria com a Omie, o Itaú Unibanco se prepara para lançar uma nova plataforma de suporte à gestão de pequenas e médias empresas. Esta novidade que recebeu o nome de “Itaú Meu Negócio” terá diversos serviços voltados para os empreendedores. Como gestão de vendas e ordens de serviços, gestão financeira, emissão automática de notas fiscais e integração com contadores.

Itaú e Omie lançam plataforma de ajuda aos pequenos negócios
Itaú e Omie lançam plataforma de ajuda aos pequenos negócios (Imagem: LinkedIn Sales Navigator/Unsplash)

“O Itaú Meu Negócio Gestão by Omie será pilotado nos próximos meses com um grupo pequeno de clientes, e em breve será disponibilizado às demais empresas do segmento”, disse o banco. 

A plataforma será testada e quando estiver totalmente pronta, irá agregar novas soluções para atender as necessidades dos usuários. A ideia é que futuramente sejam implantadas opções de pacotes de funcionalidade para empresas de todos os portes.

“No futuro, a ideia é que o Itaú Meu Negócio Gestão também disponibilize produtos e serviços como crédito, antecipação, seguros e consórcios, oferecidos tanto pelo Itaú como por outras empresas – startups inclusive”, concluiu o Itaú.

Sebrae revela que três em cada dez MEIs fecham em até cinco anos de funcionamento

Através da pesquisa “Sobrevivência de Empresas”, feita pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas) foi revelado que três em cada dez empresas MEI em todo Brasil, fecham as portas em até cinco anos. A taxa de fechamento de negócios desta categoria é de 29%.

Dentro deste mesmo intervalo, as microempresas possuem uma taxa de falência de 21,6%, enquanto as de pequeno porte, de 17%.

Segundo Carlos Melles, presidente do Sebrae, a pesquisa mostrou que quanto maior for o porte da empresa, mais chances ela tem de sobreviver. Isto acontece muitas vezes por conta do empresário possuir um melhor preparo e por optar por empreender por opção e não necessidade. 

“Entre os microempreendedores individuais há uma maior proporção de pessoas que estavam desempregadas antes de abrir o negócio e que, por isso, se capacitam menos e possuem um menor conhecimento e experiência anterior no ramo que escolheram, o que afeta diretamente a sobrevivência do negócio”, explicou Melles.

Outro ponto que pode impactar essa taxa de fechamento de empresas MEI é a facilidade de se abrir e fechar esse tipo de negócio, diferente do que acontece com às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. 

A dificuldade de se conseguir crédito para manter o capital de giro e de conseguir superar as dificuldades do mercado também influencia.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.