Pedido de isenção da taxa do vestibular 2022 da Unicamp ganha novo prazo

Baixa adesão dos estudantes da rede pública fez com que a Unicamp decidisse prorrogar o prazo de solicitação de isenção. Agora, os estudantes têm até o dia 30 de junho para fazer o pedido.

Pedido de isenção da taxa do vestibular 2022 da Unicamp ganha novo prazo
Pedido de isenção da taxa do vestibular 2022 da Unicamp ganha novo prazo (Imagem/Divulgação: Unicamp)

O prazo para fazer o pedido de isenção do Vestibular da Universidade Estadual de Campinas terminaria amanhã, 15. Mas a universidade percebeu uma baixa adesão que fez com que ele fosse estendido.

O maior desafio é superar a desmobilização existente entre estudantes de escola pública. Ano passado tivemos o recorde de isentos e o recorde de inscritos de escola pública. Nossa intenção, ao ampliar o prazo por mais 15 dias, é dar mais oportunidade para os estudantes”, destacou o diretor da Comvest, Freitas Neto.

Isenção no vestibular da Unicamp 2022

Na seleção de 2021 foram concedidas 9.724 isenções, mas para o vestibular 2022 a meta da Unicamp é conceder 8 mil.

Para ter direto a fazer o vestibular sem pagar por ele é necessário se enquadrar em uma das modalidades estabelecidas:

  • 1: candidatos de famílias de baixa renda – até um salário mínimo e meio bruto mensal por membro do grupo familiar (necessária fazer a comprovação);
  • 2:funcionários da Unicamp/Funcamp;
  • 3:candidatos dos cursos noturnos de licenciatura ou tecnologia (licenciatura – ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia; tecnologia – análise e desenvolvimento de sistemas, e em saneamento ambiental).

É importante lembrar que a taxa de inscrição subiu para R$ 180.

Como fazer o pedido de isenção do vestibular 202 1da Unicamp

Para fazer a solicitação o candidato deve acessar o site da Comvest. Vale lembrar que é necessário ter feito todo o ensino médio em rede pública de ensino. Além disso, os candidatos devem anexar o comprovante ou declaração de conclusão do ensino médio.

Calendário do vestibular da Unicamp 2022

  • Inscrições: 02 de agosto a 8 de setembro
  • Provas da 1ª fase: 07 de novembro
  • Provas da 2ª fase: 16 e 17 de janeiro de 2022
  • Provas de habilidades específicas de Música: (Datas ainda serão confirmadas, mas provavelmente aconteça entre setembro e outubro)
  • Provas de habilidades específicas outros cursos: 19 a 22 de janeiro de 2022
  • Divulgação da primeira chamada: 14 de fevereiro de 2022
  • Matrícula virtual da primeira chamada: a confirmar

Acompanhe a editoria de carreiras do FDR  e fique bem informado.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.