Inscrições do Encceja PPL 2020 terminam esta semana em todo Brasil

O Encceja PPL é voltado ao público que se encontra retido em uma unidade prisional ou socioeducativa para cumprir penas. Diferente dos exames “comuns” a inscrição nele é feita por terceiros. Saiba mais sobre a aplicação agora!

publicidade
Inscrições do Encceja PPL 2020 terminam esta semana em todo Brasil
Inscrições do Encceja PPL 2020 terminam esta semana em todo Brasil (Imagem/Divulgação: Encceja)

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade é uma forma das pessoas que estão fora do convívio em sociedade se virem com a certificação de que concluíram o ensino fundamental ou médio.

As inscrições vão até o dia 18 de junho, sexta-feira. A participação é gratuita e voluntária, mas essa é uma importante oportunidade de obter a certificação de conclusão do ensino básico com o mesmo valor de um diploma.

publicidade

Inscrições no Encceja PPL

A inscrição é feita diretamente na página do Exame. No entanto, quem faz a inscrição não é o próprio candidato, mas sim o responsável pedagógico escolhido pela unidade prisional.

Essa pessoa reúne todos os dados necessários do candidato previamente, como número do CPF, situação de escolaridade. Também é ele quem terá que fazer a seleção de uma das modalidades disponíveis para a prova, se ensino fundamental ou médio.

Encceja PPL

Os critérios para participar da versão para pessoas privadas de liberdade são os mesmos que do exame regular, ou seja, para a certificação do ensino fundamental é necessário ter, no mínimo, 15 anos; enquanto que para a certificação do ensino médio é preciso ter 18 anos ou mais.

As provas dessa modalidade têm o mesmo nível de dificuldade da modalidade regular. Além da mesma estrutura, quatro provas objetivas, com 30 questões cada, mais uma redação.

O exame PPL vai acontecer da seguinte forma:

Ensino Fundamental:

publicidade

Manhã:  Prova I: Ciências Naturais e Prova II: Matemática

Tarde: Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação e Prova IV: História e Geografia

Ensino Médio:

publicidade

Manhã: Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Prova II: Matemática e suas Tecnologias

Tarde: Prova III: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Para os dois grupos as provas acontecerão no dia 29 de agosto, das 9h às 13h as avaliações matutinas; e das 15h30 às 20h30 as vespertinas.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Acompanhe a editoria de carreiras do FDR  e fique bem informado.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.