O período de inscrições do vestibular deste ano da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), localizada no Rio Grande do Sul, vão até dia 13 de junho. Portanto é necessário ficar atento às divulgações realizadas no site da Universidade. Saiba mais informações logo abaixo.
A UFSM oferece 381 vagas complementares que não foram preenchidas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021/1. Destas, 50% são destinadas a estudantes que fizeram o ensino médio completo em escolas públicas.
As oportunidades são para 51 cursos de graduação disponíveis nos campos de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.
Seleção
A seleção dos candidatos será realizada através das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os concorrentes podem utilizar as edições de 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020.
A chamada oral será feita em 15 de junho, às 11h, no canal da Prograd UFSM no YouTube. Após, a lista será publicada no site da seleção.
Os calouros precisam efetuar a matrícula de 16 a 20 de junho, enviando a documentação para confirmação de vaga. Eles terão que monitorar diariamente o e-mail para verificar se o registro acadêmico foi deferido ou indeferido.
Cotistas precisam acompanhar o cronograma para a realização de conferências pelo Google Meet, etapa obrigatória para a confirmação da matrícula ser feita.
A inscrição do vestibular UFSM 2021 é feita através do site da universidade, no ícone “Processos Seletivos”, durante o período de inscrição.
Mais informações no edital, pelo portal da UFSM e pelo e-mail copa.sisu@ufsm.br.
Cursos em que o ingresso na universidade é feito de outra forma
A maioria das graduações é ofertada pelo programa governamental. Porém, o ingresso aos cursos de Música e Bacharelado em Dança é feito de uma maneira diferente.
A seleção é composta pelas notas:
- Prova de conhecimentos específicos;
- Pontuação do Enem.
Nota de corte do SISU
A nota de corte do SISU é o ponto de corte, ou seja, a nota mínima para concorrer à vaga. Para a maioria dos cursos, a média fica acima de 600 pontos.
Mas para os mais concorridos, como medicina e odontologia, a nota sobe para 700. Quanto mais concorrido o curso maior será a nota de corte.