Último dia de inscrições no Revalida 2021; saiba quem pode participar

A aplicação da primeira fase da prova do Revalida 2021 está prevista para o mês de setembro. Essa é a chance dos brasileiros e estrangeiros que se graduaram em medicina fora do Brasil atuarem no país.

Último dia de inscrições no Revalida 2021; saiba quem pode participar
Último dia de inscrições no Revalida 2021; saiba quem pode participar (Imagem/Divulgação: INEP/Twitter)

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira é dividido em duas fases. A primeira acontece em setembro, mas as inscrições se encerram hoje.

Quem pode participar do Revalida 2021?

O exame é voltado a validação de diplomas de medicina de instituições estrangeiras. Assim, podem participar médicos brasileiros e também estrangeiros que concluíram seus cursos fora do país, mas desejam atuar na medicina no Brasil.

Apenas com a aprovação das duas fases do exame é que o médico é considerado apto a atuar no Brasil.

Inscrições no Revalida 2021

Para se inscrever o candidato deve, até as 23h59 de hoje, 11, acessar o portal do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira.

A taxa de inscrição é R$ 450.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
Novo Cartão de crédito queridinho do Brasil, sem anuidade e que você pode solicitar agora 34.787 pessoas já solicitaram

Revalida 2021

A primeira fase do exame de validação acontece no dia 5 de setembro. Ela será aplicada em oito capitais brasileiras:

Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP); o profissional, durante a inscrição, deve escolher em qual delas deseja participar.

A primeira fase é composta de Exame teórico, realizado ao longo de um dia e em duas partes. Na primeira, os candidatos deverão responder a 100 questões objetivas, na segunda 5 discursivas.

Já na segunda fase do Revalida, ainda sem data divulgada, os médicos terão que realizar a avaliação prática.

Serão 10 anamneses (exames clínicos que visam o diagnostico com base nos sintomas do paciente). Participam dessa fase apenas quem foi aprovado na primeira etapa.

A edição do exame de 2020 trouxe uma novidade, o profissional que for reprovado na segunda etapa não precisará realizar a primeira fase novamente no próximo exame.

Assim, ele poderá partir da etapa em que foi reprovado, essa medida deve fazer com que mais médicos estejam na segunda fase do exame de 2021 do que no de 2020.

Acompanhe a editoria de carreiras do FDR  e fique bem informado.

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.