UnB anuncia nova data para aplicação das provas em vestibular seriado

O Processo Seletivo de Avaliação Seriada é uma forma “contínua” de avaliar os estudantes, ou seja, o estudante faz a prova em todas as 3 séries do ensino médio. Em 2021, a UnB vai aplicar as provas entre junho e julho.

UnB anuncia nova data para aplicação das provas em vestibular seriado
UnB anuncia nova data para aplicação das provas em vestibular seriado (Imagem/Divulgação: UnB)

O PAS é uma das formas de ingresso na Universidade de Brasília, além deste método a instituição também usa o vestibular (indígena, tradicional e para licenciaturas). E ainda, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

Inicialmente o PAS 1 e 2 seriam aplicados em março de 2021, mas em janeiro a universidade anunciou o adiamento, medida tomada por conta da pandemia, informou a instituição naquele momento.

Calendário do PAS 2021 da UnB

Saiba agora quando serão aplicadas as avaliações dos três segmentos do processo seletivo seriado:

  • Primeira etapa do subprograma 2020-2022: Prova em 27 de junho;
  • Segunda etapa do subprograma 2019-2021: Prova em 20 de junho;
  • Terceira etapa do subprograma 2018-2020: Prova em 18 de julho.

Os estudantes que participarem da terceira etapa do subprograma 2018-2020 e forem selecionados ingressarão na Universidade de Brasília já no segundo semestre letivo de 2021.

Como é o PAS da UnB?

O PAS é diferente do vestibular tradicional na medida em que o estudante precisa participar das provas nos três últimos anos do ensino médio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
Novo Cartão de crédito queridinho do Brasil, sem anuidade e que você pode solicitar agora 34.787 pessoas já solicitaram

Só após a terceira prova é que a nota dele é gerada e ele pode ou não ser classificado para ingressar na universidade.

Outra grande diferença é quanto ao conteúdo da prova, enquanto no vestibular o estudante deve responder as questões de todo o ensino médio; no PAS ele responde apenas sobre assuntos referentes a etapa em que está.

Atualmente os estudantes selecionados nesse sistema representam 50% do número total de ingressos na UnB.

A primeira e a segunda etapa geralmente acontecem em Brasília e mais oito cidades; enquanto que a terceira é aplicada apenas na Capital do Distrito Federal.

Por conta da pandemia algumas medidas devem ser adotadas, a primeira delas é a realização das provas em dias diferentes, uma vez que elas aconteciam sempre nos mesmos dias.

Além disso, os estudantes terão que usar máscara, manter o distanciamento social, realizar a higienização das mãos e seguir as outras medidas estabelecidas pela instituição.

Acompanhe a editoria de carreiras do FDR  e fique bem informado.

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.