Trem e metrô em SP liberam passagens com pagamento por WhatsApp

No início deste mês, a Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo anunciou que o bilhete digital de trem e metrô em SP, o TOP, poderá ser comprado por WhatsApp. O pagamento nesta modalidade será feito por meio do sistema Pix.

Trem e metrô em SP liberam passagens com pagamento por WhatsApp
Trem e metrô em SP liberam passagens com pagamento por WhatsApp (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O governo de São Paulo também possibilitou este canal para recarregar o bilhete de transporte BOM. Os bilhetes digitais, com a tecnologia QR Code, foram implantados no estado para substituir os físicos — de tarja magnética.

Não há necessidade de imprimir o QR Code. A secretaria destaca que a recarga do bilhete digital e do BOM é finalizada em menos de um minuto.

O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, afirmou que das vantagens da implantação do Bilhete Digital QR Code é o aumento da capilaridade de canais de vendas e meios de pagamento.

Inicialmente, ele indicou que o piloto de vendas por WhatsApp inicia com pagamento exclusivo via Pix. Apesar disso, o secretário revelou que há a previsão de ampliação para pagamento com cartão de crédito nos próximos meses.

Como realizar o pagamento de passagens do trem e metrô em SP por WhatsApp

Para efetuar o pagamento, basta adicionar o número (11) 3888 2200 ao contato do celular. Em seguida, o usuário deverá solicitar o atendimento por WhatsApp e seguir as orientações apresentadas.

  • Mande um “Oi” no WhatsApp para o número (11) 3888 2200;
  • Selecione a opção 3: “Para compra Bilhete Digital TOP ou recarga do Cartão BOM”;
  • Após a escolha da compra, o perfil enviará um link para a compra. Clique nesta opção;
  • O link direcionará para uma tela com as opções do Bilhete Digital ou do cartão BOM;
  • Clique na compra do Bilhete Digital;
  • Preencha o formulário com os dados pessoais solicitados;
  • Escolha a compra do bilhete com QR Code;
  • Assim, será enviado um código Pix para realizar o pagamento da quantia indicada;
  • Depois da confirmação do pagamento, o bilhete será gerado na tela do celular, que poderá ser salvo. O bilhete virtual também será enviado por e-mail.

O usuário poderá comprar um bilhete digital por vez. O limite é de quatro compras por dia. Já no caso do cartão BOM, será possível realizar uma recarga de até R$ 100.

Após a transação do BOM, a pessoa deverá realizar a liberação do crédito nos validadores presentes nas estações do Metrô/CPTM e terminais de ônibus, segundo informado pelo Gizmodo Brasil.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.