Maquininhas de cartões especiais para autônomo, MEI, micro e pequeno empreendedor

Pontos-chave
  • Diversos modelos mais acessíveis dependem de conexão pelo celular;
  • As taxas variam conforme a empresa;
  • Alguns produtos permitem pagamentos por aproximação.

Como forma de aumentar o empreendimento, diversos profissionais passam a disponibilizar maquininhas de cartões. Dessa forma, será mais fácil de atender as demandas dos clientes. Conheça seis opções e maquininhas de cartões especiais para auxiliar autônomo, MEI, micro e pequeno empreendedor.

publicidade
Maquininhas de cartões especiais para autônomo, MEI, micro e pequeno empreendedor
Maquininhas de cartões especiais para autônomo, MEI, micro e pequeno empreendedor (Imagem: energepic.com/Pexels)

SumUp Top

A SumUp Top é uma mini máquina de cartão que funciona com o celular. A conexão ocorre via Bluetooth, com celulares Android e iOS. O aparelho funciona com 2 pilhas AAA. O histórico de vendas pode ser visto no aplicativo grátis. O comprovante pode ser enviado por e-mail ou SMS.

Esta máquina de cartão não possui cobrança de mensalidade. O pagamento somente acontece quando há venda. As vendas são recebidas em 1 dia útil no Plano Antecipado. Com o SumUp Link, o link de pagamento da SumUp, ainda é possível vender à distância.

publicidade

No débito, a taxa é de 1,90%, com q dia útil para receber as vendas. Já no crédito, para o Plano antecipado, a taxa é de 4,60% à vista, mais 1,50% a cada parcela — com 1 dia útil para receber as vendas.

No crédito, para ao Plano Econômico, a taxa é de 3,10% à vista; com 3,90% de 2 parcelas a 12 parcelas. O recebimento em parcelas acontece a partir de 30 dias.

Apesar dos pontos positivos, cabe destacar que a maquininha só é aceita em celulares com a exigência mínima de compatibilidade da empresa.

Minizinha NFC

A Minizinha NFC possibilita a aceitação de pagamentos por aproximação. Ela não possui aluguel e conta com um preço acessível. A venda pode ser feita em até 18 vezes. O dinheiro pode ser recebido na hora. Não há cobrança de aluguel.

Ao finalizar a compra, será possível enviar o comprovante gratuitamente por SMS ou e-mail do cliente. No débito, a taxa é de 1,99% à vista por 1 ano. O recebimento acontece na hora.

No crédito, a taxa é de 4,99% à vista e 5,59% no parcelado para recebimento na hora. A taxa para parcelamento varia conforme o caso.

publicidade

Por outro lado, a maquininha precisa de celular para o uso. Com isso, a pessoa deve possuir um aparelho compatível com a maquininha.

Zettle

A Zettle permite vendas com a tecnologia de aproximação. Ele aceita as principais bandeiras de cartões de crédito, débito, além de pagamentos com Google, Samsung e Apple Pay. Não há cobranças de mensalidade. Para usar os serviços, há necessidade de conexão a uma rede de internet

A taxa de transmissão é de 1,97% no débito. No crédito à vista, o valor é de 4,87%, com 1,99% por parcela adicionada.

publicidade

Outro ponto a se considerar é a compatibilidade, que pode ser um limitador caso a pessoa não tenha um aparelho com as exigências da empresa.

A bateria da maquininha dura 8 horas (ou 100 transações), o que também pode dificultar o uso, dependendo da necessidade do usuário do produto.

Rede Pop Mobile

A Rede Pop Mobile aceita débito, crédito e vale benefícios. A gestão das vendas pode ser feita pelo aplicativo da empresa. Não há cobrança de aluguel. Ela conta com tecnologia NFC (Apple Pay e Samsung Pay). A conexão é via Bluetooth ou USB. O produto permite o envio do comprovante por e-mail ou SMS.

publicidade

No débito, a taxa é de 1,99%. No crédito à vista, a cobrança é de 4,97%. Já no crédito parcelado, a taxa é de 4,97%, mais 1,99% por parcela.

As vendas são recebidas em até 2 dias úteis no crédito, o que pode ser um ponto negativo em relação a outras marcas que possibilitam recebimento em até 1 dia útil. Contudo, no débito, o recebimento acontece em até 1 dia útil.

Devido à conexão Bluetooth, o usuário deve se atentar à necessidade de celular. Bateria até 6 horas, o que pode ser um limitador.

publicidade
A aquisição de uma maquininha de cartão torna o empreendimento mais prático
A aquisição de uma maquininha de cartão torna o empreendimento mais prático (Imagem: Obsahovka Obsahovka/Pexels)

Point Pro 2

A Point Pro 2 permite a impressão de comprovantes. Ela aceita crédito, débito e pagamento com QR Code. A maquininha inclui conta digital e cartão gratuito. A bateria dura 24 horas. Não há cobrança de mensalidades. A Point Pro 2 aceita os principais meios de pagamento, em até 12 vezes.

No débito, a taxa é de 1,99%, com o dinheiro disponível na hora. No crédito à vista, a taxa é de 4,74% para receber na hora. Já para oferecer pagamento parcelado, as taxas variam conforme o caso.

publicidade

Por ser um produto mais completo, o preço pode não ser acessível dependendo da situação do empreendedor. Sendo assim, pessoa deve se atentar a esse detalhe.

Moderninha Plus

A Moderninha Plus permite venda em até 18 vezes, com recebimento na hora, conforme condições. Ele aceita pagamento por aproximação e já vem com chip e plano de dados grátis.

O cliente pode ter acesso a uma conta digital grátis. Não há cobrança de aluguel. Não há necessidade de celular. O produto permite envio de comprovante por SMS.

publicidade

No débito, a taxa é de 1,99% à vista por 1 ano, com o recebimento na hora. Já no crédito, para o recebimento na hora, a taxa é de 4,99% à vista, e 5,59% no parcelado. As taxas para parcelamento variam conforme o caso.

A bateria dura até 10 horas de duração. Deste modo, este aspecto pode ser um limitador, dependendo das necessidades de empreendimento.

Vantagens em adquirir maquininhas de cartões para o empreendimento

Apesar dos pontos negativos em obter uma maquininha de cartão — como o percentual sobre as vendas, mensalidade e o prazo para recebimento do dinheiro —, a aquisição deste produto pode oferecer alguns benefícios importantes.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Entre os pontos positivos, está a maior praticidade em vez de carregar dinheiro, facilidade para que os clientes possam pagar, segurança em caso de perdas ou roubos, redução de problemas com troco, entre outros.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.